Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Justiça manda prender 9 suspeitos de envolvimento em confronto com PMs na Cidade de Deus

Comunidade teve o policiamento reforçado após intenso tiroteio no sábado (19)

Rio de Janeiro|Do R7

Após confronto, policiamento foi reforçado na região nesta segunda
Após confronto, policiamento foi reforçado na região nesta segunda Após confronto, policiamento foi reforçado na região nesta segunda

A Justiça do Rio de Janeiro decretou a prisão preventiva de nove suspeitos responsáveis por confrontos com policiais militares na Cidade de Deus, zona oeste, no último sábado (19), quando houve a queda de um helicóptero da Polícia Militar.

Após representação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e da Delegacia de Combate às Drogas, também foram obtidos quatro mandados de busca e apreensão na Cidade de Deus.

Segundo MP, o grupo faz parte da facção que domina o tráfico de drogas na região.

Os suspeitos que tiveram a prisão decretada são Wagner Andrade Da Silva (vulgo Galé); Carlos Henrique dos Santos (vulgo Carlinhos Cocaína); Leandro de Souza Santos (vulgo Butuca); Edvanderson Gonçalves Leite (vulgo Deco); Luiz Augusto Ribeuiro Vilhena (vulgo Tomé); Weverton Rodrigo Gonçallves França (vulgo Rd); Leonardo Martins da Silva Júnior (vulgo Pula-Pula); Marcos Vinicius de Oliveira (vulgo Vinicinho da 13); e Jardel Teixeira de Oliveira (vulgo Jardel).

Publicidade

De acordo com o promotor de Justiça Bruno Lavorato, "o grupo impõe ordens e restrições aos moradores da comunidade, se valem de armas e diversos meios de intimidação, além de inibirem o trabalho contínuo da polícia, instituindo verdadeiro poder paralelo alheio aos poderes do Estado".

Alunos sem aula

Publicidade

A Polícia Militar ocupa desde o último sábado a Cidade de Deus. O policiamento foi reforçado. A Secretaria Municipal de Educação informou que 20 unidades de ensino estão sem aula na região, onde 5.296 alunos ficaram sem aula no turno da manhã. Nos bairros da Gardênia e Anil, mais 1.762 alunos tiveram a aula suspensa devido a paralisação das atividades de cinco espaços de educação. Ao todo, 14.252 estão sem aula na cidade.

O COE (Comando de Operações Especiais) também fez, na manhã de hoje, uma operação no Complexo da Maré, zona norte, para onde traficantes da Cidade de Deus podem ter ido se abrigar em algumas comunidades do conjunto, que são chefiadas pela mesma facção criminosa. No início da manhã, moradores relataram intenso tiroteio na comunidade Nova Holanda. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 28 unidades de ensino estavam sem atendimento na região da Maré. Ao todo, as unidades atendem 7.194 alunos.

Publicidade

No sábado, houve uma intensa troca de tiros entre policiais e criminosos durante uma ação policial na Cidade de Deus. Na ocasião, um helicóptero da Polícia Militar com quatro agentes caiu. Nenhum deles sobreviveu. Apesar de estar dando cobertura às ações policiais, a causa da queda ainda é investigada.

A cúpula da Secretaria de Segurança Pública determinou, após reunião de mais de quatro horas no Centro Integrado de Comando e Controle, que as unidades do Comando de Operações Especiais (COE), integradas pelo Batalhão de Operações Especiais, Batalhão de Choque, de Ações com Cães e Grupamento Aero Marítimo, vão permanecer na Cidade de Deus por tempo indeterminado até que os líderes da facção criminosa que atua na região sejam presos.

Nesse domingo (20), sete corpos de homens, com marcas de tiros, foram encontrados por moradores na mata que circunda a comunidade.

Assista à reportagem:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.