Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maquinista avançou sinal vermelho antes de acidente, diz controlador de tráfego à polícia

Condutor do trem foi identificado como Luis e deve prestar depoimento nesta quinta (8)

Rio de Janeiro|Rodrigo Teixeira, do R7

Depoimento de Fabio Oliveira Riboura durou mais de três horas
Depoimento de Fabio Oliveira Riboura durou mais de três horas Depoimento de Fabio Oliveira Riboura durou mais de três horas

Em depoimento à polícia, o controlador de tráfego da SuperVia Fabio Oliveira Riboura afirmou que acredita que o maquinista, do trem que bateu na traseira de outro, avançou o sinal vermelho na estação anterior a Presidente Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense, na última segunda-feira (5). Riboura foi ouvido na Delegacia de Mesquita (53ªDP) na noite desta quarta-feira (7).

Segundo a Polícia Civil, o controlador de tráfego disse que só tomou conhecimento do acidente seis minutos depois do ocorrido. Ele soube da colisão dos trens pelo supervisor do centro de controle, conhecido como Cardoso. Fabio Riboura disse ainda que não conseguiu visualizar o acidente na tela de controle, apenas viu as composições paradas.

De acordo com o controlador de tráfego, os trens estavam em baixa velocidade no momento do acidente devido às fortes chuvas. Entre oito e nove composições estavam no ramal Japeri naquele momento. Fabio Riboura trabalha na empresa há quinze anos e há um ano está neste cargo. 

A polícia vai ouvir o maquinista do trem que estava em movimento, identificado como Luis, nesta quinta-feira (8), a partir das 10h. Ele já era esperado nesta quarta, mas não compareceu. Se for comprovada a culpa do condutor, ele poderá responder por lesão corporal dolosa. 

Além disso, o delegado vai intimar mais quatro funcionários da SuperVia para prestar depoimento. São eles: dois supervisores de tráfego, um coordenador e outro controlador de tráfego. Até o momento, 360 pessoas já foram ouvidas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.