Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Marcha pede legalização da maconha; quatro manifestantes que iam a Ipanema são detidos

Para manifestante, legalizar a droga é um exemplo na luta contra o narcotráfico

Rio de Janeiro|

Manifestantes usam máscaras que reproduzem a folha da maconha e mostram cartazes a favor da legalização da droga
Manifestantes usam máscaras que reproduzem a folha da maconha e mostram cartazes a favor da legalização da droga Manifestantes usam máscaras que reproduzem a folha da maconha e mostram cartazes a favor da legalização da droga

Centenas de pessoas participam nesta sábado (10) da Marcha da Maconha, no Jardim de Alah, na divisa entre Ipanema e Leblon, zona sul do Rio.

Os manifestantes, com máscaras que reproduzem a folha da maconha, empunham cartazes a favor da legalização com dizeres como "chega de hipocrisia" e "não compre, plante".

Por volta das 16h50, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que, devido à interdição da avenida Vieira Souto, em Ipanema, sentido Arpoador, na altura da avenida Bartolomeu Mitre, os motoristas acessam o desvio pela própria avenida Bartolomeu Mitre. No horário, havia retenções na região.

Nem a Fifa e a Copa do Mundo escaparam das críticas dos manifestantes. "Basta de guerra às drogas e de limpeza social em nome da Copa", dizia um dos cartazes.

Publicidade

A organização espera que 20 mil pessoas participem da marcha. Os manifestantes caminham em direção ao Arpoador. O desfile, que conta com um carro de som e uma grande réplica de um cigarro de maconha, é divido em alas com temas como feminismo, capitalismo, psicodelismo, cultivo e plantio em casa, e drogas e direitos humanos.

Segundo Antonio Henrique Campello, servidor público de 28 anos e um dos organizadores do evento, quatro pessoas que partiram de Magé, no interior do Rio, para participar da marcha foram detidas em uma "prisão arbitrária". Um advogado que integra o movimento foi encaminhado para a cidade para ajudá-los. Para Campello, a recente decisão do Uruguai, de legalizar a maconha é um exemplo na luta para combater o narcotráfico.

Publicidade

— O objetivo é fortalecer cada vez mais o debate da legalização da maconha, que é cada vez mais urgente devido a violência urbana.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.