Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maré protesta após 9 mortes e PM se compromete a não fazer operação na noite desta terça, diz ONG

Segundo a ONG Observatório das Favelas, acordo foi feito para não haver conflito nesta terça

Rio de Janeiro|Do R7

Operação no Complexo da Maré nesta terça rendeu a apreensão de mais de 2.000 trouxinhas de maconha
Operação no Complexo da Maré nesta terça rendeu a apreensão de mais de 2.000 trouxinhas de maconha Operação no Complexo da Maré nesta terça rendeu a apreensão de mais de 2.000 trouxinhas de maconha

Moradores do Complexo da Maré foram às ruas nesta terça-feira (25) para protestar contra o confronto entre policiais e bandidos que deixou 9 mortos na noite de segunda, incluindo um sargento do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), um morador e suspeitos de tráfico de drogas. Segundo os integrantes da manifestação, houve truculência dos homens do Bope.

De acordo com a ONG Observatório das Favelas, o coronel Robson, da Polícia Militar, atendeu aos apelos do protesto e assumiu o compromisso de que a polícia não vai entrar na comunidade na noite desta terça-feira.

A confusão na comunidade Nova Holanda, na Maré, começou com um arrastão provocado por bandidos às margens da avenida Brasil. O Bope chegou para conter os assaltos e houve intenso tiroteio.

O sargento do Bope Ednelson Jerônimo dos Santos, de 42 anos, e um morador estão entre as vítimas fatais. Entre os outros sete mortos no tiroteio, pelo menos cinco tinham ligação com o tráfico de drogas, segundo a polícia. Nove pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital Geral de Bonsucesso.

Publicidade

Na manhã desta terça, uma megaoperação com 400 agentes foi realizada na comunidade. Segundo o Bope, um menor foi apreendido e nove suspeitos acabaram presos. Entre eles estava Edvan Ezequiel Bezerrim, vulgo Ninho, um dos supostos autores dos tiros que mataram o sargento Ednelson.

Todos os acessos ao complexo pela avenida Brasil foram bloqueados desde o início da operação. Um carro blindado e um helicóptero foram acionados para dar apoio à ação.

Publicidade

Apreensões

Durante a operação na Maré, os agentes do Bope apreenderam um fuzil calibre 762 Fal, um fuzil calibre 556 fabricado nos EUA, uma submetralhadora calibre 40 AK, cinco pistolas, além de uma granada e 2.327 trouxinhas de maconha.

Publicidade

Os registros de prisões e apreensões são divididos entre as delegacias de Bonsucesso (21ª DP) e Ilha do Governador (37ª DP).

Assista ao vídeo com o protesto dos moradores sobre a truculência dos agentes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.