MP é a favor de investigação sobre estupro coletivo na Delegacia da Criança e Adolescente
Pelo MP, DRCI investigaria somente vazamento do vídeo e não se houve estupro
Rio de Janeiro|Do R7
O Ministério Público do Rio de Janeiro manifestou neste domingo (29) parecer favorável ao desmembramento do inquérito que investiga o crime de estupro contra uma adolescente de 16 anos, na zona oeste do Rio de Janeiro. O promotor Bruno Lavorato expedirá ofício para que a investigação sobre o estupro seja conduzida pela DCAV (Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima), e não mais pela DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática), que investigaria somente a divulgação do vídeo.
O promotor também pede uma medida cautelar em favor da adolescente. Segundo a advogada Eloisa Samy, a jovem está sendo procurada por um dos autores do crime, Raphael Belo, de 41 anos. A advogada teme pela integridade física e moral da adolescente.
Já em relação ao afastamento do delegado Alessandro Thiers da DRCI, o MP diz que cabe somente à polícia ou ao Governo do Estado do Rio de Janeiro decidir.
No entendimento de Eloisa, o policial criminaliza a vítima ao questionar se ela teria o hábito de fazer sexo em grupo. A adolescente prestou novo depoimento na noite de sexta-feira (27), quando também foram ouvidos dois homens que disseram que a jovem teria feito sexo consensual com um deles.
Ex-chefe se manifesta
A deputada Martha Rocha (PDT), ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, divulgou na tarde deste sábado (28) nota em repúdio a declarações do delegado. Ela também diz acreditar que falas do agente publicadas na imprensa "criminalizam e culpabilizam" a vítima.
"Quando estamos diante de uma barbárie dessas e o delegado diz que 'está investigando se houve consentimento e que a polícia não pode ser leviana', entendemos porque tantas mulheres deixam de ir às delegacias denunciar casos de abuso sexual e violência", disse ela, que é presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).
Para ela, a investigação teria de ter a participação da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher). Em nota à imprensa, a Polícia Civil afirmou que a investigação do caso tem sido feita de forma integrada pelas duas delegacias especializadas — DRCI e DCAV (Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima).
Polícia localiza casa em que adolescente sofreu violência sexual
Sem atenção
A defesa da jovem de 16 anos vítima de estupro coletivo na zona oeste do Rio teve uma reunião na noite deste sábado (28) com representantes da Coordenadoria de Direitos Humanos e das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio).
Segundo o coordenador de Direitos Humanos do MP-RJ, Márcio Mothé, a advogada Eloísa Samy Santiago reclamou que a investigação da DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) não está dando a devida atenção ao crime de estupro, focando-se com mais atenção na questão da divulgação dos vídeos. Mais cedo, Eloísa afirmou que o delegado Alessandro Thiers, titular da DRCI, está criminalizando a adolescente.
— Ele perguntou à vítima se ela tinha por hábito participar de sexo em grupo.
A pedido da Polícia Civil, a OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio) acompanhará as investigações sobre o estupro. O chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, afirmou que representar contra o delegado "faz parte da democracia".
Em diligência na Praça Seca, zona oeste do Rio de Janeiro, policiais civis localizaram na sexta-feira (27) a casa onde uma adolescente de 16 anos disse à polícia ter sido vítima de um estupro coletivo no morro da Barão. Fotos do local, onde se vê uma c...
Em diligência na Praça Seca, zona oeste do Rio de Janeiro, policiais civis localizaram na sexta-feira (27) a casa onde uma adolescente de 16 anos disse à polícia ter sido vítima de um estupro coletivo no morro da Barão. Fotos do local, onde se vê uma cama e um aparelho de televisão, foram divulgadas pela Polícia Civil no começo da tarde deste sábado (28)
























