MP-RJ faz operação para demolir depósito em Rio das Pedras
Essa é mais uma ação na comunidade contra construções irregulares ligadas à milícia. Força-tarefa atua desde outubro
Rio de Janeiro|Do R7
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro realiza uma operação na manhã desta quarta-feira (9), em Rio das Pedras, comunidade da zona oeste da cidade. Segundo informações, a ação tem como objetivo demolir um depósito comercial ilegal.
De acordo com o MP-RJ, a construção irregular pertence a uma loja que fornece material de construção à milícia da comunidade. A demolição se dá em uma área imprópria para construção, onde foram feitas galerias após aterramento e estrangulamento de um canal com a finalidade de aumentar o terreno.
A ação é integrada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado para enfrentamento à ocupação irregular do solo urbano, bem como pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos e o Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar.
Força-tarefa
A força-tarefa para enfrentamento à ocupação irregular do solo urbano foi criada em outubro de 2021, com o objetivo de auxiliar promotores de Justiça no combate à ocupação irregular do solo na capital fluminense. Nesse sentido, as obras ilegais estão relacionadas às áreas criminal e de meio ambiente, entre outras, em especial nas áreas de planejamento que abrangem bairros das zonas oeste e norte do Rio.
Desde então, diversos edifícios estão sendo derrubados em Rio das Pedras, região conhecida como de controle da milícia no estado.