Mulher com tumor gigante no pescoço espera por cirurgia há um mês no Rio
Ângela Gomes está internada desde agosto no hospital Álvaro Ramos, em Jacarepaguá
Rio de Janeiro|Do R7

Internada há um mês, Ângela Maria Gomes, de 59 anos, espera a realização de uma cirurgia para retirar um tumor que se rompeu no pescoço. A família da paciente conseguiu um mandado na Justiça para que Ângela fosse transferida para outro hospital, mas a ordem judicial não foi cumprida.
O tumor no pescoço de Ângela apareceu há mais de dez anos, mas o caroço se rompeu em agosto. Desde então a dona de casa está internada no Hospital Municipal Álvaro Ramos, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio.
Um dos médicos que atendeu a paciente assinou um documento que diz que a mulher precisa passar por uma cirurgia de cabeça e pescoço, porém, a unidade não pode realizar o procedimento.
No dia 26 de agosto, os familiares de Ângela conseguiram na Justiça um documento que determinava a transferência dela em até 24 horas, mas a ordem não foi cumprida. No dia seguinte saiu outro documento falando do descumprimento da ordem judicial, mas a paciente permanece internada na unidade.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a paciente “necessita de tratamento de oncologia, serviço de alta complexidade que tem como referência na rede SUS o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), ambos da rede federal, e o Hospital Mario Kroeff, filantrópico conveniado. Ela está cadastrada pelo município no Sistema de Regulação (SISREG) desde o dia 26 de agosto, com pedido de internação encaminhado para essas unidades, porém a vaga ainda não foi concedida por nenhuma delas”.
Veja a reportagem:















