Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mutirão de saúde da Prefeitura do Rio realiza mais de 100 cirurgias no fim de semana

Nove unidades de saúde participaram da ação, que atendeu 101 pacientes

Rio de Janeiro|Do R7

Prefeito visitou Hospital na Ilha do Governador no sábado (4)
Prefeito visitou Hospital na Ilha do Governador no sábado (4) Prefeito visitou Hospital na Ilha do Governador no sábado (4)

Mais de 100 cirurgias foram realizadas durante o segundo fim de semana do Mutirão de Cirurgias realizada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde). O número superou a meta da Prefeitura do Rio, que era de 80 procedimentos. Ao todo, 101 pessoas foram atendidas, nos dias 4 e 5, em nove unidades de saúde do Rio. 

Neste fim de semana, além dos hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho, Lourenço Jorge, Albert Schweitzer, Rocha Faria, Ronaldo Gazolla e Jesus, outra unidade foi incluída no projeto, o Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, especializado em pediatria. Entre as especialidades operadas nesta segunda etapa estão cirurgia geral, pediátrica e ortopédicas, procedimentos que têm a maior demanda na rede pública de saúde.

Na manhã de sábado (4), o Prefeito do Rio Marcelo Crivella (PRB) esteve no hospital da Ilha do Governador, aos lado do secretario de saúde Carlos Eduardo de Mattos. Crivella agrdaeçou os profissionais envolvidos no mutirão.

“Agradeço aos profissionais. Foi mais um final de semana de esforço, de exemplo, de solidariedade, de amor ao próximo, de vocação ao serviço público. Vocês são um exemplo para todos nós”, disse o prefeito.

Publicidade

O secretário de saúde também agradeceu o empenho dos mais de 100 profissionais envolvidos no projeto e falou sobre a ampliação do projeto.

“Vamos continuar pelos próximos finais de semana, até que o banco de enfermagem do último concurso público se apresente e comece a trabalhar. Quando esses novos profissionais chegarem, poderemos usar algumas salas cirúrgicas que estão fechadas por falta de recursos humanos e ampliar o mutirão para os dias úteis, no turno da noite”.

Publicidade

O mutirão de cirurgias faz parte da estratégia da SMS para reduzir as filas de espera no Sistema de Regulação do município, o SISREG. De acordo com a secretaria de saúde, atualmente, 140 mil pessoas estão na fila para realizar algum procedimento na rede pública, seja cirúrgico, consultas ou exames.

No primeiro mutirão realizado, nos dias 28 e 29 de janeiro, 80 pessoas foram atendidas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.