Nevoeiro volta a fechar aeroporto Santos Dumont nesta segunda (29)
Até às 8h, pelo menos 14 voos haviam sido cancelados
Rio de Janeiro|Do R7
O aeroporto Santos Dumont voltou a fechar para pousos e decolagens na manhã desta segunda-feira (29). Centenas de pessoas aguardam no saguão sem conseguir embarcar devido à densa neblina. Até às 8h, pelo menos, 14 voos haviam sido cancelados e outros dois estavam atrasados. O mal tempo já havia prejudicado as operações neste domingo (28), quando o Santos Dumont passou cerca de oito horas fechado.
De acordo com funcionários do aeroporto, as aeronaves que possuem instrumentos estão conseguindo pousar, porém o número é reduzido.
Apesar do mal tempo, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, zona norte da cidade, opera normalmente nesta manhã. De acordo com funcionário do Galeão, não há registros de atrasos ou cancelamentos.
Segundo a Infraero, dos 101 voos programados para este dominfo no Santos Dumont, 77 foram cancelados. O problema afetou outros aeroportos brasileiros. Em um efeito cascata o atraso ou cancelamento de pousos e decolagens no Rio prejudicou a operação de outros aeroportos, que aguardavam a normalização do tráfego aéreo para a cidade.
De acordo com a meteorologia, o nevoeiro é causado por um fenômeno climático conhecido como inversão térmica, comum no outono.