Logo R7.com
Logo do PlayPlus

No dia seguinte à ocupação, Exército hasteia bandeira no Complexo da Maré

A cerimônia foi realizada na manhã deste domingo (6); mais cedo, houve confusão

Rio de Janeiro|Do R7

A bandeira foi hasteada em uma praça na Vila Pinheiro
A bandeira foi hasteada em uma praça na Vila Pinheiro

A bandeira do Brasil foi hasteada na manhã deste domingo (6) no Complexo da Maré, na zona norte do Rio, um dia depois de as Forças Armadas ocuparem a região. A cerimônia, realizada em uma praça na Vila Pinheiro às 9h35, simbolizou a retomada do território. Além dos militares, participaram do ato policiais militares de diversos batalhões, policiais civis e autoridades.

Em nota, o Comando Militar do Leste informou que as tropas foram "muito bem recebidas pela população" no primeiro dia. No sábado (5), houve apenas uma ocorrência policial, quando um menor foi apreendido com material para embalar drogas e 242 munições calibre 45.

Já na manhã deste domingo ocorreu o primeiro incidente entre moradores e os militares. Segundo o Comando Militar do Leste, policiais do Exército encontraram Cláudio Brum dos Reis, de 22 anos, ferido na favela da Nova Holanda, perto da Vila Olímpica. No momento em que uma ambulância do Samu chegou, moradores teriam tentado impedir o resgate da vítima. Os militares reagiram e houve confusão.

Os militares usaram armas não letais e spray de pimenta para dispersar o tumulto. Ninguém foi preso ou ficou ferido.


Ainda de acordo com o Comando Militar do Leste, familiares disseram que Cláudio Reis pode ter sido agredido por uma rivalidade entre facções criminosas. Ele teria deixado a prisão há dois meses.

As 15 favelas que compõem o Complexo da Maré serão patrulhadas por 2.500 militares e 200 policiais militares até 31 de julho. A região, que tem 10 km² de área e 130 mil habitantes, estava ocupada pela Polícia Militar desde o último domingo (30).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.