Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo trecho de ciclovia será inaugurado no sábado e Prefeitura apresenta plano para evitar acidentes

Trecho que desabou na avenida Niemeyer já foi recuperado e segue interditado

Rio de Janeiro|Do R7

Trecho da avenida Niemeyer foi inaugurado primeiro, mas segue fechado devido ao acidente
Trecho da avenida Niemeyer foi inaugurado primeiro, mas segue fechado devido ao acidente Trecho da avenida Niemeyer foi inaugurado primeiro, mas segue fechado devido ao acidente

O segundo trecho da ciclovia Tim Maia, que ligará a orla da Barra da Tijuca a São Conrado, será inaugurado no próximo sábado (3), e a Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou nesta quinta-feira (1º) os critérios e procedimentos para o fechamento da via em caso de ventos fortes e ressaca. No fim de abril, ondas fortes causaram o desabamento do primeiro trecho da via, que liga São Conrado ao Leblon, deixando dois mortos.

O protocolo apresentado pela prefeitura contará com o auxílio de outros órgãos. As condições marítimas serão monitoradas pela Marinha, que vai alertar o Centro de Operações sobre ressacas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) fará o mesmo se um dia registrar rajadas de vento superiores a 75 km/h.

Se um desses critérios for constatado, a prefeitura entrará em estado de prontidão e poderá fechar a nova pista, que terá 3,1 km. Nessas situações, será utilizado o plano de contingência, que utilizará de semáforos com sinal vermelho e placas de bloqueio para impedir a circulação de ciclistas e pedestres.

Segundo o subsecretário de Defesa Civil, coronel Marcio Motta, o plano apresentado também será usado no trecho onde houve o acidente e é fruto de um "amadurecimento". Ele admitiu que o protocolo poderia ter evitado a tragédia.

Publicidade

— Se esse conhecimento nós já tivéssemos - com relação ao comportamento das ondas e a algumas outras questões - obviamente os protocolos já estariam implantados e muito provavelmente o fato [o desabamento] não teria ocorrido. É um processo de amadurecimento, de evolução e de conhecimento, mesmo que as normas técnicas brasileiras tenham sido totalmente cumpridas para a construção daquele trecho.

O trecho São Conrado - Barra da Tijuca da ciclovia Tim Maia foi construída contígua ao mar sobre o Elevado das Bandeiras, que teve as faixas de veículos remanejadas para abrigar a pista exclusiva para bicicletas. Este trecho da ciclovia inicia o trajeto no calçadão da praia de São Conrado, acessa o Túnel de São Conrado por uma nova rampa de 90 metros e segue sentido Barra pelo segundo andar do Elevado das Bandeiras.

Publicidade

A liberação deste novo trecho aconteceu depois que houve o aval do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, que realizou inspeção técnica em toda ciclovia e garantiu a segurança, mediante a implementação de um plano de contingência da prefeitura para operação da via.

Trecho que desabou e já foi recuperado segue interditado

Publicidade

O trecho Vidigal - São Conrado da ciclovia Tim Maia segue interditado. As obras de reconstrução e reforço do tabuleiro atingido em abril deste ano já foram finalizadas. Agora, o município aguarda a finalização da batimetria, que é estudo topográfico do fundo do mar, feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias para que o uso seja liberado a pedestres e ciclistas.

Este trajeto, onde houve o acidente, também terá um plano de contingência para operação, que seguirá os mesmos critérios e procedimentos estabelecidos para o trecho correspondente ao Joá.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.