Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paes diz a jornal britânico que Olimpíadas são "oportunidade perdida" para o Brasil

Prefeito disse que "não é o melhor momento para estar nos olhos do mundo"

Rio de Janeiro|Do R7

O prefeito Eduardo Paes disse ao jornal The Guardian que "as Olimpíadas são oportunidade perdida para o Brasil"
O prefeito Eduardo Paes disse ao jornal The Guardian que "as Olimpíadas são oportunidade perdida para o Brasil" O prefeito Eduardo Paes disse ao jornal The Guardian que "as Olimpíadas são oportunidade perdida para o Brasil"

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou ao jornal britânico The Guardian que, em um momento de crise econômica e política, o Brasil "perdeu a oportunidade" para se mostrar em nível global durante as Olimpíadas, que terão início em 5 de agosto. Ele negou que os investimentos nos Jogos tenham ignorado as regiões mais pobres da capital fluminense.

Leia também: Paes responde críticas na internet e sugere que carioca se mude

Leia também: Paes repete críticas ao governo do RJ: "Está fazendo trabalho horrível"

Em reportagem publicada nesta segunda-feira (11), o jornal destaca que a combinação de recessão, falência na segurança pública, epidemia de zika, processo de impeachment de Dilma Roussef, atrasos de infraestrutura e críticas às remoções de moradores e gentrificação da cidade causaram "sério prejuízo nas imagens do Brasil e do Rio".

Publicidade

— Esta é uma oportunidade perdida. (...) Não estamos nos mostrando. Com toda essa crise política e econômica, com todos esses escândalos, não é o melhor momento para se estar nos olhos do mundo.

Segundo o Guardian, Paes disse acreditar que os problemas foram exagerados pela imprensa de uma forma injusta.

Publicidade

— Isso me deixa louco. Se você ler a imprensa internacional, parece que tudo aqui é zika e pessoas atirando umas nas outras.

Entretanto, o prefeito também defendeu o impacto no longo prazo que os Jogos terão na cidade. Ele negou que o foco para investimentos olímpicos tenha sido apenas nas partes mais abastadas da cidade.

Publicidade

— Nunca houve tanta transformação para os pobres [no Rio]. (...) Os Jogos Olímpicos são uma grande inspiração para fazer as coisas.

Segundo o Guardian, críticos dizem que Paes está aplicando volume desproporcional de verbas olímpicas em direção à Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O jornal observa que a região concentra os maiores projetos de seus apoiadores de campanha. A publicação também destaca que Paes já passou por cinco diferentes partidos e que, atualmente, pertence ao PMDB, do presidente interino Michel Temer.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.