Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pai de menino resgatado em prédio no Leme deve chegar ao Rio na quinta-feira

Mãe da criança ainda foi localizada pela polícia 

Rio de Janeiro|

Menino foi resgatado em apartamento no 11º andar de um prédio no Leme, zona sul do Rio
Menino foi resgatado em apartamento no 11º andar de um prédio no Leme, zona sul do Rio Menino foi resgatado em apartamento no 11º andar de um prédio no Leme, zona sul do Rio

O pai do menino de sete anos que foi abandonado pela mãe em um apartamento no Leme, na zona sul do Rio de Janeiro, deve chegar ao Brasil na quinta-feira (11). De acordo com a Polícia Civil, essa foi a promessa feita pelo holandês, que vive no México e trabalha em uma plataforma de petróleo, ao Conselho Tutelar. No início da tarde, a avó materna da criança se apresentou ao Conselho Tutelar.

O menino foi resgatado no 11º andar, do edifício Titã, por bombeiros com o auxílio de uma escada Magirus, por volta de 1h desta segunda-feira(8). Policiais militares, que acionaram os bombeiros do quartel de Copacabana, foram chamados por moradores do prédio. Segundo os policiais, a criança foi deixada sozinha pela mãe, que até as 16h30 desta segunda-feira não havia sido localizada.

A criança foi levada para a delegacia de Copacabana (12ª DP). Lá, ele disse aos policiais que estava sozinho há dois dias e que não tinha comida em casa. De acordo com Augusto Samenez, de 65 anos, um dos porteiros do edifício onde o menino foi encontrado, o estrangeiro costuma visitar mensalmente o filho. A mãe da criança teria ainda um outro filho mais velho, um adolescente de 15 anos, que mora com a avó, e foi vista pela última vez no prédio na última sexta-feira, (5). Segundo uma moradora que não quis ser identificada, a mãe do garoto costuma gritar com ele e deixá-lo sozinho durante longos períodos.

Foi registrada ocorrência de abandono de incapaz e, após passar parte da noite na delegacia, o garoto foi encaminhado provisoriamente para o abrigo Central Taiguara, em Del Castilho, na zona norte do Rio.

Publicidade

A delegada Thaiane Moraes, responsável pelo caso, pediu à Justiça a prisão preventiva da mãe do menino. Segundo informações da polícia, há dois anos foi registrada uma outra ocorrência contra a mãe também na 12ª DP. A denúncia na época era que ela pedia ao filho que não chamasse a polícia quando ela o deixava sozinho em casa.

Segundo a polícia, há informações de que a mulher seria uma garota de programa, o que foi confirmado por uma vizinha. De acordo com essa moradora do prédio, no episódio de abandono registrado há dois anos, os policiais conseguiram um chaveiro e abriram a porta do apartamento.

Publicidade

— Pelo menos ontem, com a presença dos bombeiros, foi lúdico para ele (o menino), disse a moradora do prédio.

Na tarde desta segunda-feira (8), o garoto foi ouvido por um juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude. De acordo com o conselheiro tutelar Evânio de Paula, que acompanha o caso, a Justiça vai avaliar a situação do menino e determinar se ele ficará com a própria família, em um abrigo ou com uma família de acolhimento provisório.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.