Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pai diz que criminoso que fez refém em igreja é esquizofrênico, afirma delegada

Suspeitou tentou assaltar farmácia, trocou tiros com PMs e se refugiou em igreja

Rio de Janeiro|Do R7

Criminoso fez fiel refém atrás do altar da igreja. A imagem foi registrada por José Conde, morador de Ipanema
Criminoso fez fiel refém atrás do altar da igreja. A imagem foi registrada por José Conde, morador de Ipanema Criminoso fez fiel refém atrás do altar da igreja. A imagem foi registrada por José Conde, morador de Ipanema

A delegada Valéria Aragão, que participou da negociação para rendição do suspeito que fez reféns em uma igreja de Ipanema, disse que o pai do criminoso se apresentou à polícia após tomar conhecimento do ato e reconhecer o filho em fotografia publicada na imprensa.

Segundo ela, o pai disse o suspeito, que tem 29 anos, sofre de esquizofrenia e faz tratamento. A delegada afirmou que ele deve ser submetido a exames a fim de que a informação seja confirmada.

O pai afirmou que, apesar de tomar medicamentos, o filho faz uso de bebidas alcoólicas e tem comportamento agressivo. Para a delegada, a presença do morador do morro do Cantagalo, zona sul, foi fundamental para o sucesso da rendição.

O criminoso que invadiu a Igreja Nossa Senhora da Paz na tarde deste domingo (17) se entregou à polícia, pouco depois das 19h, e libertou um fiel que era feito refém. O suspeito de tentar assaltar uma farmácia em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, se refugiou na igreja ao ser perseguido por policiais militares. Após render o padre José Ricardo, um fiel identificado como Eduardo Amaral se ofereceu para ficar no lugar do religioso.

Publicidade

O Bope (Batalhão de Operações Especiais) foi acionado para negociar com o criminoso. O criminoso exigiu a presença de profissionais da imprensa para se entregar.

Durante a tentativa de assalto à drogaria Pacheco na avenida Visconde de Pirajá, houve troca de tiros e comerciantes de Ipanema chegaram a fechar seus estabelecimentos.

Publicidade

A missa das 16h30 era celebrada no momento em que o suspeito entrou armado na igreja. Os fiéis ficaram abaixados, houve correria e o padre foi feito refém. Em seguida, um fiel identificado como Eduardo Amaral se ofereceu para ficar no lugar do padre, que foi liberado assim como os demais fiéis.

No momento em que o padre foi rendido, a igreja estava lotada e havia muitos idosos. Lúcia Caldas, fiel que assistia à missa junto com a família, disse à rádio Bandnews que o suspeito entrou calmamente na igreja e rendeu o pároco.

Publicidade

— O clima ficou muito tenso, assustador. Ele entrou muito calmo e só depois que vimos a presença da arma dele. Após tentar assaltar a farmácia, três criminosos ainda fizeram um taxista refém e, ao descerem do veículo na altura da igreja, dois deles fugiram pela praça Nossa Senhora da Paz.

Às 17h30, segundo o Centro de Operações, a rua Visconde de Pirajá foi interditada na altura da rua Joana Angélica. Motoristas desviavam para a rua Henrique Dumont, sob orientações de agentes da CET-Rio. A via foi totalmente liberada às 19h30.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.