Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parentes de jovens fuzilados vão processar o Estado

Rio de Janeiro|Do R7

As famílias dos cinco jovens negros mortos por PMs em Costa Barros, zona norte do Rio, decidiram nesta terça-feira (1º) processar o Estado e pedir indenização. Para a mãe de um dos meninos, se fossem cinco meninos brancos dentro do carro, o fuzilamento não teria ocorrido (assista à reportagem abaixo).

Josiano Vieira, presidente da Associação de Moradores da Lagartixa, que participou de reunião dos parentes com lideranças comunitárias e representantes de entidades civis, defendeu a ação judicial, argumentando que "foi o Estado que matou".

— Se houve negligência do Estado em relação à qualificação dos PMs e a execução dos menores dentro da comunidade, a gente está se reunindo para que se torne uma aliança e nós queremos justiça.

Em depoimento, eles disseram que foram checar uma denúncia de roubo de caminhão quando foram alvejados por criminosos. Mas a versão não convenceu os investigadores e os policiais foram indiciados por homicídio e fraude processual. Nesta terça, a Justiça do Rio converteu a prisão dos policiais em preventiva, ou seja, eles permanecerão presos ao menos até o julgamento.

Publicidade

Para Márcia Domingos, mãe de Wilton Junior, o que houve foi uma execução.

— Eles deram tiro até em cima do capô do carro. Eles estavam ali querendo matar mesmo, fazer chacina mesmo.

Assista à reportagem:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.