Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PM do Rio usa spray gigante para conter protesto

Houve confronto entre policiais e professores na porta da Câmara dos Vereadores

Rio de Janeiro|

Policial usou spray de pimenta para afastar manifestantes nesta 2ª
Policial usou spray de pimenta para afastar manifestantes nesta 2ª Policial usou spray de pimenta para afastar manifestantes nesta 2ª

Durante o protesto desta segunda-feira (30) nas imediações da Câmara de Vereadores do Rio, chamou a atenção um equipamento semelhante a um extintor de incêndio, pintado de preto, usado pela Polícia Militar (PM) para lançar gás pimenta contra os manifestantes.

Segundo a PM, trata-se de embalagem maior do que aquela habitualmente usada pelos policiais. O conteúdo, porém, é o mesmo, segundo a corporação. A PM não informou qual a capacidade do frasco pequeno e do equipamento maior. Também não explicou o critério para o uso dos frascos pelos policiais. Limitou-se a divulgar que o aparelho maior já havia sido empregado em outras ocasiões, como no sábado passado, quando professores foram retirados da Câmara por tropas policiais.

O pimenta é um gás lacrimogêneo (composto químico que irrita os olhos e causa lacrimejamento, dor e até cegueira temporária). Seu componente ativo é extraído de sementes de pimenteiras.

Na fabricação do gás, o componente ativo (capsaicina) é misturado com um óleo sintético, para dificultar a remoção do produto. Isso torna inútil que a vítima lave a área atingida com água. A extensão dos efeitos do gás depende da quantidade disparada, mas dura em média 30 minutos, podendo permanecer, com menor intensidade, por horas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.