Polícia prende estelionatários de Santa Catarina no Rio de Janeiro
Grupo conseguia dados de vítimas na Deep Web, parte da internet que só pode ser acessada a partir de aplicativos específicos
Rio de Janeiro|Gabriel Pieroni, do R7*
A Polícia Civil prendeu, na última quarta-feira (11), quatro suspeitos pelos crimes de estelionato, corrupção ativa e posse de arma de fogo de uso restrito. Segundo as investigações, a organização criminosa de Santa Catarina, na região sul do Brasil, é especializada em estelionatos virtuais.
O golpe consiste na aquisição de dados bancários das vítimas na Deep Web - parte da internet que só pode ser acessada a partir de aplicativos específicos - e, de posse das informações, são gerados links de títulos de créditos falsos cujo pagamento, realizado com os dados das vítimas, é destinado para contas de "laranjas" da própria quadrilha.
Com o dinheiro nas referidas contas, o grupo realizava transferências bancárias com uma pequena quantia de dinheiro, para dificultar o rastreio dos valores, além de aquisições de bens para revenda, como joias.
Ainda na última quarta-feira, o grupo tentou realizar uma venda irregular de joias em joalherias da zona sul do Rio, mas foram detidos pela polícia e encaminhados para a 14ª DP (Leblon).
Na delegacia, foram identificados dois apartamentos de aluguel de temporada, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, onde o grupo estava hospedado. Em um dos imóveis foram apreendidos uma pistola, munições, 10 celulares, R$ 4.600,00 em espécie e um automóvel.
Segundo as investigações, um dos criminosos ofereceu R$ 150 mil aos polícias em uma tentativa de suborno. A quadrilha foi encaminhada para o presídio de Benfica, na zona norte do Rio.
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa