Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia tira professores à força da Câmara dos Vereadores; grupo resiste do lado de fora da Casa

Direção da Câmara pediu apoio à Polícia Militar na tarde de sábado

Rio de Janeiro|Do R7

Após a mesa diretora da Casa pedir apoio à Polícia Militar para reintegração de posse, policiais invadiram a Câmara dos Vereadores na noite de sábado (29) e expulsaram à força o grupo de professores grevistas que ocupava o prédio desde quinta-feira (26). A classe invadiu o plenário para impedir a votação de um plano de carreira proposto pela prefeitura e que, segundo eles, atendia a somente 10% dos professores do município.

De acordo com professores, os policiais foram violentos e usaram grande quantidade de gás de pimenta. Ao menos 15 manifestantes ficaram feridos e três foram detidos e levados à Delegacia da Mem de Sá. Todos foram ouvidos e liberados horas depois.

Em nota, a PM afirmou ter cumprido mandado de reintegração de posse e destacou que, ao longo da ocupação, havia tentando um “entendimento, mas não houve acordo”. Por fim, destacou que cumpriu determinação da Justiça.

Na manhã deste domingo (29), um grupo de cerca de 20 professores continuava nos arredores da Câmara. Alguns armaram cadeiras de praia ao lado do prédio e disseram que pretendem permanecer no local pelo menos até terça-feira (1º), nova data para votação do plano de carreira pelos vereadores.

Segundo o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), foi registrada ocorrência por conta da truculência policial e falta de “ordem específica da Justiça”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.