Policial candidato à Prefeitura de Japeri sofre atentado e reage com tiros
Carro de PM foi abordado por suspeitos e candidato reagiu com tiros
Rio de Janeiro|Do R7, com Rede Record e Agência Brasil
Um candidato à Prefeitura de Japeri, Baixada Fluminense, sofreu um atentado na madrugada desta sexta-feira (23). Por volta de 2h, um veículo fechou o carro de André Luiz Cristino, de 39 anos, que também é policial militar. Suspeitos desceram do veículo e atiraram contra o candidato, que trocou tiros com eles.
O candidato não ficou ferido porque o veículo em que estava é blindado. André Luis Cristino, conhecido como Andrezinho de Japeri (PRP), voltava de um compromisso de campanha quando o ataque ocorreu.
Andrezinho foi ainda na manhã de hoje à delegacia de Japeri (63ª DP) para abertura de inquérito. A Polícia Civil também informou que a perícia já foi realizada no veículo e que um procedimento policial foi instaurado para apurar as circunstâncias e autoria do atentado.
Baixada teve 14 mortes de pré-candidatos em um ano
Desde o fim de 2015, houve 14 assassinatos de pré-candidatos na região da Baixada Fluminense, mas, de acordo com Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense, apenas dois desses 14 casos de assassinatos de pessoas envolvidas em campanhas eleitorais na Baixada Fluminense teriam motivações políticas.
De acordo com o delegado Giniton Lages, as investigações apontam que não houve uma “caça a candidatos” na região da Baixada Fluminense.
— É preciso esclarecer que a polícia tem o objetivo de esclarecer se estamos diante de 13 casos com motivação política. Nós escolhemos começar o trabalho por Caxias. A ideia é desmitificar que os três mortos da cidade foram por motivos políticos. Como estamos em pleito eleitoral, é preciso esclarecer se estamos diante de uma caça a candidatos na baixada. E a resposta é não. Os três casos não tem motivação político partidário.