Prefeitura flexibiliza medidas de isolamento em São João de Meriti
Entre as atividades liberadas estão de advocacia, contabilidade, arquitetura e certificação digital. Bares e salões de beleza vão funcionar com restrições
Rio de Janeiro|Raíza Chaves, do R7*
Começou nesta segunda-feira (1º) as novas medidas de isolamento social decretadas pela Prefeitura de São João de Meriti, na Região Metropolitana do Rio.
Veja também: Plano de reabertura do Rio libera exercício ao ar livre e acesso ao mar
Entre as atividades liberadas estão advocacia, contabilidade, arquitetura e certificação digital, além da intermediação e venda de veículos automotores, comercialização de aviamentos e armarinhos.
O município permitiu também o funcionamento de barbearias e salões de beleza com as seguintes restrições: distanciamento de dois metros entre clientes na área interna e atendimento previamente agendado.
Já lanchonetes e restaurantes podem abrir, com as mesmas regras de afastamento social, no horário entre 10h e 15h, somente para almoço. No caso de bares, apenas é autorizado o serviço de almoço até as 15h.
Os estabelecimentos somente podem funcionar com a intensificação das ações de limpeza, disponibilização de álcool em gel aos clientes, uso obrigatório de máscaras de proteção no interior do estabelecimento, controle de entrada com medição de temperatura corporal e divulgação de informações e medidas de prevenção contra a covid-19.
Leia também
Serviços essenciais como supermercados, farmácias, açougues, clínicas, laboratórios, borracheiros, lojas de autopeças, veterinárias e pet shops continuam funcionando.
Segundo o decreto, a Guarda Civil deverá apoiar as secretarias na fiscalização do cumprimento das novas medidas.
Os estabelecimentos que desrespeitaram podem ser punidos com a suspensão dos TPU (Termos de Permissão de Uso) concedidos a profissionais autônomos.
Também foi determinada a intensificação da retirada de todo comércio ambulante ilegal em São João de Meriti.
Em caso de outras infrações, os estabelecimentos estão sujeitos a outras penalidades.
*Sob supervisão de Bruna Oliveira