Prefeitura proíbe circulação de vans em vias da Barra da Tijuca neste sábado
Proibições são para avenidas das Américas, Ayrton Senna, Armando Lombardi e Ministro Ivan Lins
Rio de Janeiro|Do R7
A prefeitura do Rio de Janeiro proibiu a circulação de vans em algumas vias na Barra da Tijuca, zona oeste, a partir deste sábado (12). Os veículos não poderão circular nas avenidas das Américas, Ayrton Senna, Armando Lombardi e Ministro Ivan Lins. A proibição gerou um protesto, que acabou em confusão, na tarde de sexta-feira (11) em Rio das Pedras, na zona oeste. Motoristas de vans são contra o projeto. De acordo com o batalhão da região (18º BPM), mais de 2.000 pessoas se concentravam na avenida Engenheiro Souza Filho por volta das 16h50. No final da noite de sexta, houve confronto com a polícia e sacos de lixo e pneus foram incendiados.
A medida faz parte do trabalho de reordenamento da circulação de vans e kombis nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade. O STPL (Sistema de Transporte Público Local) começará a ser implantado em cinco etapas nessas regiões. Já a partir deste sábado (12) três linhas estarão funcionando dentro do regime proposto pelo código disciplinar de vans no município. Nessa região dos três bairros, 392 motoristas foram contemplados com as permissões.
No trecho onde os motoristas do STPL vão circular também estará proibido o acesso de profissionais que hoje integram o TEC (Transporte Especial Complementar). Para evitar que vans não autorizadas não circulem pelo bairro serão montados doze pontos de interceptação e bloqueio das vias – para fiscalização. A operação contará com o apoio da Guarda Municipal, CET-Rio, SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) e Polícia Militar.
A SMTR já determinou ao consórcio Transcarioca o aumento na frota da linha nas áreas onde haverá restrição da circulação de vans. Foi determinado um aumento médio de 20% já a partir de sábado. Os motoristas que insistirem em ultrapassar o bloqueio terão seus veículos lacrados e receberão uma multa no valor de R$ 1.250.
Pontos de bloqueios e interceptação
- Estrada dos Bandeirantes (acesso à avenida das Américas).
- Estrada do Rio Morto – um ponto na estrada dos Bandeirantes e outro no acesso à avenida das Américas.
- Avenida Benvindo de Morais – um ponto na estrada dos Bandeirantes e outro no acesso à avenida das Américas.
- Avenida Salvador Alliende.
- Avenida das Américas na altura do Marina Barra Clube.
- Avenida Abelardo Bueno – dois pontos em acessos à avenida Ayrton Senna.
- subida da Linha Amarela – no sentido Barra da Tijuca.
- Estrada dos Bandeirantes – na altura da Merck.
- Estrada do Tindiba.
Além dos pontos de bloqueios e interceptações, equipes volantes da CETC estarão circulando pelos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. A CET-Rio também colocará painéis eletrônicos informando aos motoristas sobre as proibições.















