Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presos 19 suspeitos da Máfia dos Táxis Piratas de Niterói

Investigações indicam que morte de subsecretário tem relação com grupo criminoso

Rio de Janeiro|Do R7

Até por volta das 12h desta quinta-feira (26), 19 suspeitos de integrar a chamada "Máfia dos Táxis Piratas de Niterói" haviam sido presos. Ao todo, a Justiça expediu 24 mandados de prisão e 52 de busca e apreensão na cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Por volta das 14h, a Secretaria de Segurança informou que a operação havia sido concluída nesta quinta.

Agentes da Draco/IE (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e de Inquéritos Especiais, da CGU (Corregedoria-Geral Unificada), Subsecretaria de Inteligência, Polícia Civil e promotores do Ministério Público Estadual deflagraram hoje a Operação Bandeira Preta. 

De acordo com as investigações, uma organização criminosa, chefiada por Roberto Carlos Brito da Costa, conhecido como Betinho — chefe da fiscalização da Subsecretaria de Transportes de Niterói — agia no Setor de Transporte Individual da secretaria, responsável pela fiscalização do serviço de táxi. Outro servidor lotado nesse setor, Alexander Soares Shroeder, conhecido como Shrek, também integra o grupo criminoso.

A fraude consistia, inicialmente, em se apropriar de autonomias suspensas pela morte do permissionário. Depois disso, os criminosos passaram a fazer duplicatas de autonomias de táxis, cujos proprietários estão vivos. Com a clonagem da autonomia legítima, a organização criminosa conseguia até cinco veículos para taxistas piratas. Um falso cartão de identificação do motorista era emitido e o veículo pintado. Até o taxímetro era feito por "relojoeiros" da organização criminosa.

Publicidade

Estima-se que atualmente existam 600 táxis piratas circulando em Niterói. Com a fraude, a organização criminosa lucrava cerca de R$ 2,2 milhões por mês.

Segundo as investigações, a morte, em 20 de janeiro de 2010, do então subsecretário de Transportes de Niterói, Adhemar José Melo Reis, foi consequência de seus esforços em combater as irregularidades na falsificação de autonomia de táxis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.