Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Protesto no Palácio Guanabara durante festa ao papa termina com ao menos oito detidos

Um PM foi internado em estado grave e cinco manifestantes ficaram feridos

Rio de Janeiro|Do R7

A Polícia Civil informou que oito pessoas foram levadas para a Delegacia do Catete (9ª DP) após o confronto entre manifestantes e policiais militares na noite de segunda-feira (23), próximo ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, onde um protesto aproveitou a visita do papa para criticar o governador Sérgio Cabral, cobrar saúde e educação de qualidade e questionar a atuação da PM em favelas. Um beijaço gay no Largo do Machado também marcou o movimento.

De acordo com a polícia, duas pessoas foram presas, por porte de artefato e formação de quadrilha, e um menor apreendido por dano qualificado. Outros cinco manifestantes acabaram autuadas por desacato, incitação à violência, exposição ao perigo e resistência. Onze coquetéis molotov foram recolhidos.

O confronto deixou manifestantes e policiais feridos. Um agente foi atingido diretamente por um coquetel. Ele teve queimaduras na tórax e foi levado ao Hospital Central da Corporação em estado grave. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cinco pessoas deram entrada no Hospital Souza Aguiar, no centro. Dois com ferimentos provocados por bala de borracha, um com ferimento na perna, um com ferimento na mão e outro vítima de agressão na rosto.

Policiais militares disseram que usaram bombas de efeito moral após serem alvo de coquetel molotov na região do Palácio Guanabara.

Após reação dos policiais, manifestantes se dispersaram e foram registrados atos de vandalismo. Um carro da TV Globo foi destruído assim como outros veículos estacionados na rua Álvaro Chaves.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.