Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Relatório mostra que Cabral voltou a usar helicóptero oficial em viagens com a família para mansão na praia

Segundo a Casa Civil, trata-se de recomendação da Subsecretaria Militar

Rio de Janeiro|Do R7

Em julho, família de Sérgio Cabral foi fotografada embarcando na aeronave com o cão Juquinha
Em julho, família de Sérgio Cabral foi fotografada embarcando na aeronave com o cão Juquinha Em julho, família de Sérgio Cabral foi fotografada embarcando na aeronave com o cão Juquinha

Depois de toda a polêmica criada em torno do uso particular de helicóptero oficial do Estado, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, voltou a usar a aeronave para viajar até sua mansão em Mangaratiba, na região sul fluminense. Relatórios de controle da Secretaria Estadual da Casa Civil mostram que Cabral voou em direção à casa de praia sete vezes, entre os dias 13 de outubro e 24 de novembro. Em geral, o governador partia do Rio sozinho às sextas-feiras e voltava no domingo acompanhado pela mulher Adriana Ancelmo, dois filhos e uma empregada.

A discussão sobre o uso do helicóptero veio à tona após denúncia da revista Veja, em julho, época de ebulição das manifestações no Rio e que tiveram Cabral como principal alvo. A polêmica resultou em um decreto publicado no Diário Oficial em 5 agosto. As regras estabelecidas definiam que só estariam autorizados a voar o governador, o vice, chefes do Legislativo e Judiciário, secretários do Estado e presidente de autarquias ou empresas públicas.

No relatório, divulgado após solicitação do portal UOL, os registros das viagens de Sérgio Cabral com a família vêm acompanhados da observação de que se trata de “recomendação da Subsecretaria Militar". Em nota, a Casa Civil informou que “o uso dos helicópteros do Estado tem ocorrido de acordo com o decreto regulamentador e consta do site da Casa Civil, sendo o Estado do Rio o único a dar total transparência ao uso de suas aeronaves. O processo de enfrentamento da criminalidade no Estado do Rio nos últimos anos, que tem tido como resultado a queda de todos os índices, acarreta riscos para os seus responsáveis, em especial o governador do Estado, que é em última análise o comandante desse processo”.

A nota diz ainda que “a Subsecretaria Militar da Casa Civil, com base em relatórios sigilosos, não abre mão do uso de helicópteros nos deslocamentos do governador e de sua família para a sua residência, em especial levando em conta a regularidade de dias, horários e destino das viagens".

Publicidade

O helicóptero usado por Cabral é um modelo Agusta AW109 Grand New, comprado por R$ 15 milhões em 2011. Na denúncia feita em julho, fotos mostraram a família e até o cachorro Juquinha embarcando na aeronave. Um piloto, que não quis se identificar, afirmou à revista Veja, na ocasião, que a aeronave partia toda sexta-feira com a mulher, as filhas, as babás e o cachorro para Mangaratiba e retornava ao Rio no mesmo dia. No sábado, levava apenas o governador. No domingo, o helicóptero fazia duas viagens: a primeira trazia a família de Cabral. A segunda, as babás.

Questionado sobre o uso da aeronave em julho, o governador se defendeu e afirmou que, pelo cargo que ocupa, teria esse direito.

— Não sou o primeiro a fazer isso no Brasil, outros fazem também. Faço de acordo com o cargo que ocupo. Não estou fazendo nenhuma estripulia, não é nenhuma novidade. Eu me transporto com a minha família quando saio do trabalho e vou para essa casa em Mangaratiba. E rodo o Estado inteiro nas aeronaves. Não só eu como o secretário de Estado, subsecretários, presidentes de empresas, a chefe da Polícia Civil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.