Reunião define agenda da CPI dos Ônibus; oposição tenta anular Comissão
Eliomar Coelho (PSOL) não participou da primeira reunião da CPI
Rio de Janeiro|Do R7
A primeira reunião da CPI dos Ônibus, realizada na manhã desta quinta-feira (15), definiu a agenda de audiências da Comissão. Elas serão realizadas todas as quintas-feiras, às 10h, no plenário da Câmara dos Vereadores. A primeira está agendada para o dia 22.
Cada audiência deve tratar de temas como licitações de consórcios, possível formação de cartel, reajuste de tarifas, execução de contratos e convênio entre empresas de ônibus e a Secretaria Municipal de Educação.
A reunião foi conduzida por quatro dos cinco membros da comissão. Eliomar Coelho (PSOL), vereador que propôs a CPI, deixou o Cerimonial da Câmara por não acreditar na legitimidade da Comissão. De acordo com a assessoria, o parlamentar também reclamou do lugar escolhido para a reunião, já que houve dificuldades para funcionários e imprensa acessarem a sala.
Oposição quer anular CPI
Sete vereadores de oposição assinaram um recurso pedindo que os 51 parlamentares da Câmara votem na validade da reunião que instalou a CPI dos Ônibus.
O documento seria protocolado nesta quinta-feira à presidência da Casa, porém o expediente foi encerrado mais cedo. De acordo com a assessoria da Câmara, os vereadores estavam com medo de agressões dos manifestantes que ocupam o plenário desde o fim da última semana.
O recurso deve ser acatado pela presidência em até 48 horas e enviado para a Comissão de Justiça e Redação, que terá mais 48 horas para aceitar ou não o documento. Após este processo, que deve durar até o fim do mês, o recurso deve ser levado à votação e só será aprovado se ao menos 26 parlamentares votarem a favor.