Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rio: ação do Exército termina com seis mortos, incluindo um militar

4.200 militares das Forças Armadas, 70 policiais civis e equipes especiais da PM atuaram nos Complexos do Alemão, da Penha e da Maré

Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*

Operação foi deflagrada na madrugada desta segunda
Operação foi deflagrada na madrugada desta segunda Operação foi deflagrada na madrugada desta segunda

Cinco pessoas morreram no Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, durante a operação deflagrada pelo Comando Conjunto do Exército na madrugada desta segunda-feira (20). As equipes atuaram também nos Complexos da Maré e do Alemão - onde dois agentes ficaram feridos e um deles acabou morrendo.

Em nota, o CML (Comando Militar do Leste) informou que os dois militares foram feridos durante um confronto com suspeitos na Serra da Misericórdia, no Alemão. Marcus Vinicius Viana foi baleado na perna e seu estado de saúde é considerado estável. Já o cabo Fabiano de Oliveira foi atingido no ombro e morreu a caminho do hospital.

Na operação, os agentes das Forças de Segurança prenderam 36 suspeitos e apreenderam 24 armamentos e mais de 800 munições. 

Nas redes sociais, moradores relataram ouvir disparos desde o início da manhã. A plataforma OTT-RJ (Onde tem Tiroteio) registrou tiros nas localidades da Fé, Vila Cruzeiro, Chatuba, Sereno e Caixa d'Água. 

Publicidade

Um vídeo mostra a chegada dos blindados na região.

Intervenção no Rio deixou de lado ações de inteligência, diz relatório

Publicidade

Moradores da Maré relatam abusos

Segundo a página Maré Vive, moradores informaram que agentes quebraram motos e arrombaram portas de residências do complexo de favelas.

Publicidade

"Eles estão entrando nas casas na tatajuba, acabaram de entrar na minha", escreveu uma moradora.

"Acordei com eles no meu quarto, e tiveram a cara de pau de falar que eu deixei a porta aberta, às 5:50 da manhã", disse outra moradora.

Procurado pelo R7, o CML ainda não se posicionou sobre a denúncia. O espaço está aberto para manifestação.

Ônibus incendiados e vandalizados 

Suspeitos atearam fogo em um ônibus na altura da saída oito da Linha Amarela, sentido zona oeste. O coletivo da linha 913 (Del Castilho x Fundão) foi retirado da via por volta das 11h45. A Polícia Militar afirmou que o incêndio foi criminoso.

Por meio de uma rede social, o BRT também informou que o corredor Transcarioca foi parcialmente interrompido em razão de manifestações com vandalismo, na Penha. Os articulados estão circulando apenas entre o terminal Alvorada, na zona oeste, e o bairro de Madureira, na zona norte. Não há circulação das linhas 30, 42 e 46 — que operam entre Madureira e o aeroporto internacional do Galeão, na Ilha Governador.

Operação Integrada

A operação de combate ao tráfico de drogas conta com 4.200 militares das Forças Armadas e 70 policiais civis, além de equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), BPChq (Batalhão de Polícia de Choque) e BAC (Batalhão de Ações com Cães). Pelo menos dez pessoas foram presas e mais 200 kg de drogas apreendidas.

Segundo o Comando, algumas vias e acessos na região poderão ser interditados e setores do espaço aéreo poderão ser controlados, oportunamente, com restrições dinâmicas para aeronaves civis.

Os militares estão realizando revistas de pessoas e veículos, checagem de antecedentes criminais, cerco, estabilização dinâmica das áreas e remoção de barricadas.

Grupo da Baixada iria dar apoio aos traficantes na Maré

Agentes da DRFA (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis) prenderam quatro homens que seguiam em direção ao Complexo da Maré, no final da noite deste domingo (19). Segundo a polícia, o grupo, oriundo de uma comunidade da Baixada Fluminense, iria até a comunidade para dar apoio ao tráfico local durante a operação deflagrada nesta madrugada.

Os suspeitos conhecidos como 'Sonic', 'Croco', 'Reizinho' e 'Da Guerra' foram detidos na avenida Brasil, na altura de Bonsucesso. Com os presos foram encontradas quatro pistolas 9mm, 50 munições, dois rádios transmissores e um veículo clonado.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.