RJ: polícia indicia responsáveis por bailes funks durante pandemia
Os 22 envolvidos respondem por infringir a determinação do poder público com objetivo de impedir a propagação do novo coronavírus
Rio de Janeiro|Raíza Chaves, do R7*
A Polícia Civil indiciou 22 pessoas, nesta quarta-feira (24), por serem responsáveis pela organização de dez bailes funks descumprindo decretos estadual e municipal de combate ao novo coronavírus.
Veja também: PM reformado é morto a tiros na zona oeste do Rio
De acordo com a investigação, os envolvidos respondem por infringir a determinação do poder público, destinado a impedir a propagação de doença contagiosa, ao promoverem eventos que geraram aglomerações.
Leia também
A Polícia Civil acrescentou que, além de provocarem contaminação em grande escala, usaram equipamentos de som de grande potência, que ultrapassaram o limite de decibéis permitidos, o sossego da coletividade e sem cumprir as exigências de autorização dos órgãos governamentais para realização de eventos em área pública.
A investigação levantou ainda que o número dos eventos irregulares aumentou após a decisão judicial que limitou a atuação das forças de segurança em comunidades durante pandemia.
Além disso, foi instaurado um inquérito para identificar pessoas que aparecem em vídeos gravados durante um baile funk, na comunidade de Manguinhos, na zona norte, com exibição de armas de fogo.
*Sob supervisão de Bruna Oliveira