Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tribunal de Justiça recebe 20 pedidos de habeas corpus em favor dos 23 ativistas denunciados

Desembargador diz que volume de recursos, que visam suspender prisões, atrasa trabalho

Rio de Janeiro|Do R7

O desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, relatou ao R7 no começo da tarde desta quarta-feira (23) ter recebido ao menos 20 pedidos de habeas corpus em favor dos 23 ativistas, que tiveram a prisão preventiva decretada na última sexta-feira (18). Dezoito ativistas são considerados foragidos e cinco deles permanecem presos.

O Tribunal de Justiça informou que dos 20 recursos dez são referentes à prisão temporária decretada na véspera da final da Copa do Mundo. Na semana passada, o desembargador concedeu liberdade aos ativistas detidos. Entretanto, no mesmo dia, o juiz Flavio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, recebeu denúncia do Ministério Público e mandou prender preventivamente os manifestantes. Os outros dez pedidos de habeas corpus enviados a Darlan visam suspensar o efeito dessa prisão preventiva.

Há recursos individuais, coletivos e em favor de grupos de ativistas. O desembargador disse que o grande número de habeas corpus atrasa o trabalho e, por conseguinte, a decisão.

Denúncia

Publicidade

De acordo com o juiz Flavio Itabaiana, a decretação da preventiva se deve à "periculosidade dos acusados, evidenciada por terem forte atuação na organização e prática de atos de violência nas manifestações populares". Segundo ele, a decisão se ampara nas investigações policiais e nos argumentos da denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro. 

A Promotoria denunciou 23 pessoas por associação criminosa armada em decorrência de atos violentos em protestos no Rio.

Publicidade

A defesa nega envolvimento dos acusados nos crimes relatados na denúncia. Ele falou ao R7 que as prisões têm caráter político e que se trata de um "conluio do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, das duas polícias e dos governos federal e estadual" contra os ativistas.

Na denúncia, o promotor Luís Otávio Figueira Lopes, da 26ª Promotoria de Investigação Penal, destaca que, de junho de 2013 até o presente momento, os acusados se associaram para praticar nas manifestações crimes como posse de artefato explosivo, corrupção de menor, dano básico e qualificado, resistência e lesão corporal (consumada e tentada).

Publicidade

Segundo as investigações da polícia, o MP diz que foram identificados grupos, cujos objetivos seriam lícitos — organização de protestos —, mas que conteriam pessoas cuja atuação seria dirigida para a prática de atos violentos e de confronto. A Promotoria afirma que esses atos são incentivados por lideranças e praticados por ativistas que adotam a tática black bloc.

Ainda de acordo com a denúncia, a associação criminosa utilizava-se de armas, como facas, explosivos, coquetéis molotov, estilingues, rojões alterados para disparar pregos e porretes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.