Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alckmin descarta racionamento na Grande SP até dia 15

Na avaliação dele, programa de descontos para quem economizar água ajudará a evitar cortes 

São Paulo|

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) descartou nesta terça-feira (4) racionamento de água na Grande São Paulo ao menos até o dia 15 deste mês, quando, segundo ele, há expectativa de chuvas para abastecer os reservatórios do Estado. Até lá, o tucano acredita que o programa de descontos na tarifa para quem economizar água, anunciado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado), no sábado (1), ajudará a evitar possíveis cortes no abastecimento. O programa dará desconto de até 30% na conta de água para quem reduzir o consumo em 20%.

— Entendo que com esta medida tomada e, se nós tivermos chuvas a partir do dia 15, será suficiente. Claro que isso vai depender da resposta da sociedade, que eu acho que é positiva. Veja que nós já tivemos isso em 2004 e houve uma boa resposta.

O governador completou, dizendo que se houver uma economia a medida deverá ser suficiente.

— E vai também depender da questão das chuvas. Nós estamos já em fevereiro e ainda não choveu, é uma coisa atípica. E o pior é não chover com muito calor. Você tem um consumo de água muito maior e não tem a reposição pela chuva.

Publicidade

Segundo ele, há uma expectativa de chuva a partir do dia 15 de fevereiro.

— Por medida de precaução, o que nós fizemos foi estimular a população a evitar o desperdício, ter um consumo menor e assim conseguir superar esse período.

Publicidade

Nesta segunda, o Sistema Cantareira, que é responsável por 47% do abastecimento da Grande São Paulo, estava com 21,4% da capacidade, o mais baixo nível nos últimos dez anos.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.