Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alckmin diz que reduzirá retirada de água do Cantareira

Volume fornecido pelo Cantareira seja substituído pelo de outros sistemas

São Paulo|

Montagem Cantareira
Montagem Cantareira Montagem Cantareira

O governador Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à reeleição, disse nesta terça-feira (2), em Sorocaba, que o governo vai reduzir a retirada de água do Sistema Cantareira, que abastece grande parte da Região Metropolitana de São Paulo. Segundo ele, a redução ocorrerá na medida em que o volume fornecido pelo Cantareira seja substituído pelo de outros sistemas.

Um acordo entre a ANA (Agência Nacional de Águas) e o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo) determinava à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a redução na vazão de saída de água do Cantareira de 19,7 metros cúbicos por segundo para 18,1 m3/s em 30 de setembro. A partir do dia 31 de outubro, a vazão deverá ser reduzida para 17,1 m3/s.

Em nota, na segunda-feira (1º), a Secretaria de Recursos Hídricos havia informado que não havia qualquer acordo ou decisão sobre a redução da vazão no sistema.

São Paulo vive em setembro mês decisivo para evitar desabastecimento

Publicidade

Sem citar o acordo entre a agência federal e o departamento de água do Estado, Alckmin disse que já houve uma redução de 31 metros cúbicos por segundo para 19,7 m3/s, sem que o abastecimento da Região Metropolitana ficasse prejudicado.

— Estamos substituindo o Sistema Cantareira, que é o mais afetado pela seca, por outros sistemas sem que a população fique sem água.

Publicidade

O governador destacou a colaboração da população que aderiu à campanha para economizar água em troca de um desconto na conta.

— Quase 80% reduziram o consumo e cerca de 50% ganharam o bônus que criamos para quem economiza água.

Leia mais notícias de são Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.