Alckmin institui Dia Estadual do Ovo em São Paulo
Governador aprovou inclusão do dia ao calendário oficial do Estado, mas vetou parte do projeto
São Paulo|Do R7
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, instituiu nesta terça-feira (22) o Dia Estadual do Ovo a ser comemorado, anualmente, na segunda sexta-feira de outubro. O Projeto de Lei do deputado Vitor Sapienza (PPS) foi parcialmente aprovado pelo governador.
A decisão, publicada no Diário Oficial, confirma a criação do dia, mas veta algumas propostas da lei. No documento, Alckmin declara reconhecer a importância da iniciativa e diz que acolhe "a proposta em seu aspecto essencial".
De acordo com a justificativa do Projeto de Lei de Sapienza, já há o Dia Mundial do Ovo, criado em 1996, que "tem como finalidade destacar e celebrar o produto como um dos mais nutritivos e versáteis alimentos à dieta humana, além de integrar pessoas de todas as partes do mundo para um intercâmbio de informações nutricionais e receitas sobre o ovo".
Veja mais notícias de São Paulo
Ainda segundo o projeto, durante a comemoração do Dia do Ovo, o Poder Executivo deveria incentivar a realização de palestras gratuitas, informando à população sobre a produção do ovo, o seu valor nutricional e o seu preparo. No entanto, essa parte do projeto foi vetada pelo governador. Segundo ele, isso não seria papel do Poder Público e a Assembleia Legislativa deve reexaminar esse trecho do projeto.