Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apesar de restrição da Justiça, Sabesp pede autorização para usar segunda cota do volume morto

Companhia solicitou à ANA uso de água de represa abaixo de nível restrito por liminar

São Paulo|Do R7

Nível baixo do Cantareira fez aparecer cemitério de carros
Nível baixo do Cantareira fez aparecer cemitério de carros Nível baixo do Cantareira fez aparecer cemitério de carros

Com o sistema Cantareira no pior nível de sua história, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) enviou, na última sexta-feira (10), pedido de autorização à ANA (Agência Nacional de Águas) para a utilização da segunda cota do volume morto.

A solicitação foi enviada um dia após a Justiça Federal, em decisão liminar (provisória) proferida na quinta-feira (9), restringir o uso da nova cota. Procurada pelo R7 na sexta-feira, a companhia afirmou que não comentaria a decisão judicial.

Ofício encaminhado ao DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) e, posteriormente, à ANA pede especificamente a autorização para o bombeamento na represa Atibainha (um dos reservatórios do Cantareira) abaixo da cota 777.

“Esta medida em nada afetará ou ampliará o volume disponível e autorizado para retirada da Reserva Técnica I [primeira parte do volume morto], pois a operação integrada do sistema equivalente compensará as possíveis retiradas executadas na represa do Atibainha”, afirma o documento da Sabesp.

Publicidade

“Tal condição permite uma melhor operação dos recursos disponíveis, até que se tenham todas as condições para eventual retirada da 2ª parcela da Reserva Técnica, já solicitada e em análise”, diz o texto.

Decisão restringe uso

Publicidade

Na decisão de quinta-feita (9), o juiz Miguel Florestano Neto, da 3ª Vara Federal de Piracicaba, havia determinado “a impossibilidade de captação de águas do volume morto 2 dos reservatórios Jaguari/jacarei e Atibainha, abaixo da cota de 815 metros e 777 metros, respectivamente”.

O juiz, porém, fez uma ressalva: “Se os estudos técnicos apontarem para a impossibilidade do cumprimento do determinado no item acima, poderá ser utilizado o volume morto 2, mas a liberação de tal utilização deverá se dar da forma mais parcimoniosa possível, com todas as cautelas necessárias à preservação da vida e do meio ambiente”.

Publicidade

Para iniciar o bombeamento da segunda cota, a Sabesp precisa de autorização da ANA.

Leia mais matérias de São Paulo

No mês passado, o secretário de recursos hídricos, Mauro Arce, afirmou que a primeira cota pode acabar em 21 de novembro. Posteriormente, o secretário voltou atrás e disse preferir não falar em números. Neste domingo, o nível da Cantareira chegou a 4,8% - pela primeira vez na história, o reservatório ficou abaixo dos 5%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.