Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após tiros ao vivo, PM de SP pede cautela na rua

Em junho deste ano, policiais balearam fugitivos caídos na zona sul de São Paulo 

São Paulo|

Policial Claudinei de Souza atira em fugitivos caídos no chão
Policial Claudinei de Souza atira em fugitivos caídos no chão Policial Claudinei de Souza atira em fugitivos caídos no chão

A Polícia Militar emitiu nos últimos 15 dias dois comunicados para as equipes que trabalham na rua em que reforça detalhes de normas para a realização de perseguições de suspeitos no Estado. As orientações, que focam na necessidade de cautela, foram divulgadas via rádio e pessoalmente dias após redes de TV transmitirem ao vivo manobras de um policial por ruas da zona sul da capital, em uma ação que resultou em disparos do PM contra os perseguidos.

Em uma das mensagens da polícia a qual a reportagem teve acesso, há diretrizes claras: "Havendo disparos de arma de fogo por parte dos infratores, o policial não deverá revidá-los, pois [os tiros] poderão atingir pessoas inocentes, inclusive no interior do veículo ou porta-malas".

A mensagem segue: "[Deve] aumentar a distância da viatura em relação ao veículo acompanhado e (...) informar ao Copom que disparos foram efetuados e, se possível, o tipo de armamento".

Em 24 de junho, um agente da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) perseguiu suspeitos nas ruas do Jardim São Luís, na zona sul, até que a dupla, que também estava em uma moto, caiu e foi alvo de disparos do policial. O PM foi preso administrativamente para investigação e, apesar de ter sido solto, não retornou às ruas.

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo no R7

Policial que baleou ao vivo fugitivos caídos é solto: “Todos me apoiaram desde o início”

Publicidade

No início do mês, a gravação de uma mensagem enviada pela Copom (Central de Operações Policiais Militares) sobre o tema repercutiu nas redes sociais e causou estranheza entre os PMs. A nota de instrução falava ser expressamente "proibida a realização de perseguição em geral a veículos de duas rodas".

Em nota, a PM nega alteração nos procedimentos. "As viaturas continuam a realizar o necessário acompanhamento de veículos e motocicletas para efetuarem a captura e prisão de criminosos, sempre atuando dentro da estrita legalidade e tomando as precauções necessárias para a segurança dos PMs."

Publicidade

Sobre o áudio, a polícia diferencia dois termos. "As expressões 'perseguição' e 'acompanhamento' têm significados diversos, sendo a primeira sinônimo de ato desprovido de cautelas, em especial a irradiação frequente da localização do veículo acompanhado - de forma a permitir o cerco - e o desenvolvimento, pela viatura policial, de velocidade compatível com a segurança." A corporação declarou que a mensagem de rádio visava ao cumprimento das normas previstas. "Quando se referiu à vedação da perseguição, o operador de rádio do Copom apenas fez reproduzir norma antiga da Polícia Militar."

Revisão

Ex-comandante da PM, Carlos Alberto Camargo diz que é natural que a polícia reveja seus procedimentos, mesmo que isso eventualmente não implique em mudanças. Segundo ele, as revisões podem ser confundidas com orientações novas. "O comando reedita normas antigas, esclarece-as e fica parecendo que se trata de um assunto novo para desavisados."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.