Logo R7.com
RecordPlus

Arthur do Val: Conselho de Ética convoca testemunhas de defesa

Próxima reunião do processo de cassação ocorre no dia 5 de abril, com depoimentos de pessoas escolhidas pelo parlamentar 

São Paulo|Do R7

  • Google News
Deputado é alvo de 20 representações por conta de áudios sexistas
Deputado é alvo de 20 representações por conta de áudios sexistas

O Conselho de Ética da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) convocou a próxima reunião do processo de cassação do deputado Arthur do Val (União Brasil) para a próxima terça-feira (5), às 14h, quando serão ouvidas as dez testemunhas de defesa do parlamentar. Ele é alvo de 20 representações de colegas depois de ter áudios vazados onde afirma que mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres"

O pedido das testemunhas foi feito pela defesa prévia de Arthur do Val à Alesp, sob a justificativa de produzir "prova oral" da todos os fatos relacionados ao episódio. São elas: Maria Rita Curty, Fernanda Graziella, Danielle dos Anjos Xavier, Thais Degiovani, Giulia Passos Blagitz (que foi namorada do parlamentar), Caio Martinhago, Filipe Caneo Baptista, Bruno Lorusso, Felipe Cunha e Maks Gritsiv. 


Nesta segunda-feira (28), a deputada Maria Lucia Amary nomeou oficialmente o deputado Delegado Olim (PP) como relator do processo. O relatório dele poderá recomendar o arquivamento ou então punições, como advertência verbal ou escrita, suspensão por um período ou mesmo a cassação. O texto será votado pelos integrantes do Conselho de Ética.

Caso haja decisão pela perda de mandato, temporária ou permanente, é necessária a aprovação pela Mesa Diretora da Casa. Em seguida, o caso segue para o plenário da Alesp, e será necessário o voto da maioria dos deputados para que Arthur do Val perca o cargo. A Assembleia Legislativa de São Paulo conta com 94 deputados.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.