Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Artistas ocupam prédio abandonado do governo em SP

Grupo de dez grafiteiros fez churrasco na frente de dois amplos imóveis da SPPrev

São Paulo|

Um grupo de dez grafiteiros fez um churrasco na tarde desta segunda-feira (6) na frente de dois amplos imóveis da SPPrev (São Paulo Previdência), autarquia do governo do Estado — um deles foi invadido em maio. "É a primeira ocupação artística da cidade", diz o artista Thiago de Sampaio Bender, de 34 anos. A SPPrev informou que registrou boletim de ocorrência contra a ocupação do imóvel localizado na Rua Domingos Barbieri, no Butantã, zona oeste da capital.

A tarde desta segunda-feira era considerada o Dia D para as intervenções do grupo por causa do BO. O imóvel da SP Prev onde os artistas assavam a carne, enquanto pintavam grafites coloridos nas paredes, abriga o movimento Ocupe - Oficinas Criativas de Ocupação Pública.

Bender, que é morador do bairro, contou que o imóvel ficou por 12 anos sem uso, em processo de deterioração. Seguranças eram mantidos no local. Há 8 meses, Bender pediu para guardar nos galpões do prédio os materiais que usava em suas obras urbanas. Aos poucos, foi se apropriando "artisticamente" do espaço.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Começou a limpar o imóvel e plantou uma horta no jardim. As paredes da casa foram grafitadas com obras de diferentes artistas da cidade, que vieram de todas as regiões. Conforme o movimento ganhava corpo, os responsáveis pelo prédio começaram a se preocupar e pediram o imóvel de volta. Nesta segunda, era a data-limite para a saída dos artistas do edifício.

Um dos funcionários da SP Prev, que esteve no local observando o churrasco e as novas pinturas, disse que o lugar foi ocupado sem autorização.

Publicidade

— Eles invadiram sem a nossa autorização. Vamos fazer um boletim de ocorrência e pedir ajuda da Polícia Militar para retirá-los daqui.

Coragem

Publicidade

Os artistas, contudo, prometem resistência. Bender tentou se respaldar com a declaração por escrito de 30 vizinhos confirmando que os artistas ocuparam o espaço há mais de dois anos. Ele tem planos de criar oficinas em parceria com duas escolas públicas do bairro no prédio.

— Um processo de reintegração de posse leva uns quatro anos. Foi o que meu advogado disse. Vamos enfrentar com coragem.

O funcionário da SPPrev, que pediu para não ser identificado, foi registrar o BO na delegacia. Até a noite de segunda-feira, a PM não havia ido ao local desocupar o imóvel. Em nota, a SPPrev informou que aguarda que sejam adotadas as medidas cabíveis para a resolução do caso. A SPPrev disse que os imóveis são herança do antigo Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.