Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atraso em obras da Linha 4 do Metrô levou ao rompimento de contrato, diz Alckmin

Segundo governador, não haverá novo atraso na conclusão das obras, que começaram em 2004

São Paulo|

Vista das obras paralisadas da Estação Higienópolis-Mackenzie
Vista das obras paralisadas da Estação Higienópolis-Mackenzie Vista das obras paralisadas da Estação Higienópolis-Mackenzie

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (30), que, diante dos atrasos da obras das quatro estações finais da Linha 4-Amarela do Metrô, o governo estadual foi obrigado a romper o contrato com as empreiteiras responsáveis pela construção.

— Lamentavelmente, o consórcio não conseguiu fazer as obras, e não há como esperar mais. Então estamos fazendo a rescisão contratual. O consórcio será duramente penalizado e a obra será relicitada.

O governador paulista está em Brasília para participar de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff.

Alckmin disse acreditar que, apesar da medida, não haverá um novo atraso na conclusão das obras, que começaram em 2004. Ele afirmou que há outras empresas que podem fazer o serviço, sem apresentar mais detalhes.

Publicidade

A decisão de romper os contratos foi divulgada na manhã desta quinta em consenso com o BIRD (Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento), que financiava a empreitada. A obra terá de passar por nova licitação para ser retomada, e ainda não há um novo prazo para conclusão da linha.

Os trabalhos vêm se arrastado desde que o consórcio formado pelas empresas Isolux, Corsán e Corviam, apresentaram dificuldades financeiras para a execução dos projetos. A obra chegou a ficar parada entre novembro do ano passado e fevereiro, período em que o governador Alckmin chegou a sugerir a paralisação dos serviços. O BIRD, entretanto, optou por ampliar as linhas de financiamento para as empresas e o Estado. Após a assinatura do aditivo, entretanto, os serviços teriam continuado a serem executados em ritmo aquém do previsto.

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.