Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avenida Paulista será fechada neste domingo para inauguração de ciclovia

Os mirantes da avenida Nove de Julho e do Pacaembu também serão abertos ao público hoje

São Paulo|Do R7

1º trecho da ciclovia da Paulista foi inaugurado no dia 27 de junho
1º trecho da ciclovia da Paulista foi inaugurado no dia 27 de junho 1º trecho da ciclovia da Paulista foi inaugurado no dia 27 de junho

As avenidas Paulista e Bernardino de Campos serão fechadas para veículos neste domingo (23), para inauguração de ciclovia. A prefeitura entrega a segunda etapa da obra, que liga as pistas da Paulista às do Paraíso.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, confirmou na quinta-feira (30) que este será o último teste para que a prefeitura decida sobre a interdição da via aos domingos. O prefeito Fernando Haddad ressaltou, no entanto, que o fechamento poderá acontecer apenas um domingo de cada mês. 

O trecho de 800 metros da avenida Bernardino de Campos vai funcionar como uma espécie de "baldeação" para os ciclistas. A faixa vai ser interligada com as pistas da Paulista, da rua Vergueiro, da avenida Liberdade e da rua Domingos de Moraes. Agora será possível sair do Jabaquara, no extremo sul, e pedalar até a Praça da Sé, no centro, ou o Estádio do Pacaembu, na zona oeste, apenas por ciclovias.

A interdição da principal avenida da capital paulista não agradou a Promotoria de Habitação e Urbanismo, que expediu uma recomendação à prefeitura para que a avenida não seja fechada neste domingo.

Publicidade

Segundo a Promotoria, o município assinou com o Ministério Público, em 2007, um Termo de Ajustamento de Conduta em que concordou com o limite de três eventos por ano na região. O órgão ressalta que ainda precisam ser feitos dois eventos tradicionais da capital paulista: a Corrida de São Silvestre e o Réveillon.

Mirantes

Publicidade

Junto com a inauguração de via exclusiva para ciclistas, a Prefeitura abre o mirante do Pacaembu, localizado na Praça dos Arcos, que conta com um bicicletário e um espaço gastronômico. Já o Mirante da [avenida] Nove de Julho terá um restaurante e um café. De acordo com a prefeitura, os dois locais estavam degradados e estão sendo requalificados em concessão com a iniciativa privada.

O prefeito Fernando Haddad (PT) comentou sobre os lançamentos durante uma assinatura da cessão de um terreno em Itaquera, zona leste, no dia 5 de agosto.

Publicidade

— Tínhamos alguns mirantes que estavam abandonados. Fizemos uma concessão para a exploração desses espaços para a área de cultura, gastronomia e apoio ao ciclista com a instalação de bicicletários. Isso vai dar uma cara nova para a região da cidade cada vez mais demandada pelo cidadão.

Leia mais notícias sobre R7 São Paulo

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.