Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Belas Artes reabre hoje e resgata memória de cinéfilos 

Cinema na rua da Consolação exibirá clássicos e novidades por R$ 5 neste fim de semana

São Paulo|Amanda Mont'Alvão Veloso, do R7

Pressão popular contribuiu para reabertura do cinema após 3 anos
Pressão popular contribuiu para reabertura do cinema após 3 anos Pressão popular contribuiu para reabertura do cinema após 3 anos

Neste sábado (19), o cruzamento da avenida Paulista com a rua da Consolação, na região central, estará declaradamente repaginado. As portas fechadas e as paredes grafitadas no fundo vermelho do Cine Belas Artes terão dado lugar a uma pintura azul e a um escancarado “bem-vindo” àqueles que lamentaram, três anos atrás, o fechamento de um dos mais emblemáticos espaços dedicados à sétima arte em São Paulo.

Célia Marcondes, integrante da Sammorc (Sociedade Amigos, Moradores e Empreendedores do Bairro Cerqueira César), participou da pressão popular que realizou passeatas e abaixo-assinados pelo retorno do cinema. Para ela, a reabertura é motivo de orgulho.

— Esse patrimônio histórico e cultural, que havíamos perdido, referência para cidade de São Paulo, nos dá de volta o direito à arte e cultura, em especial com caráter sociocultural, de inclusão, para todos.

O cineasta Luan Cardoso é mais novo que o septuagenário Belas Artes, e fala do cinema, que foi fruto de um documentário realizado por ele, com reverência.

Publicidade

— Sou jovem — tenho 19 anos —, mas mesmo assim, a magia do Belas Artes conseguiu incidir grande influência sobre mim. Parte dos filmes que lá vi me deslumbraram e me fizeram sonhar, coisa que foi fundamental para a atividade na qual luto hoje, o cinema. Temos o cinema de volta e ele poderá colocar um pouco mais de sua magia sobre outras pessoas, como foi comigo.

A reabertura do Cine Belas Artes, agora rebatizado de Caixa Belas Artes, é fruto da pressão dos frequentadores, que conseguiram uma parceria com a Prefeitura de São Paulo e com a Caixa Econômica Federal. Esse engajamento, que envolveu cerca de 120 mil manifestações de apoio, entre assinaturas e passeatas, deu origem ao Movimento Belas Artes, representado por Antônio Moura.

Publicidade

— Frequentador do Belas Artes desde a semana de abertura — vi lá "Os Russos Estão Chegando", em 1967 —, até a triste noite do fechamento em 2011, festejo a reabertura como uma vitória da persistência cidadã do nosso Movimento Belas Artes.

O Belas Artes foi fechado em janeiro de 2011, e o prédio ficou sujeito a se tornar uma loja de departamentos ou um shopping center. A esperança veio no ano seguinte, quando o cinema foi tombado pelo Condephaat. A batalha para devolver o local aos frequentadores não foi fácil, lembra o ativista Afonso Lima.

Publicidade

— Em 2011, fomos surpreendidos pela incapacidade do mercado de manter um lugar como o Cine Belas Artes, com 70 anos de história. Mais de 20 empresas foram procuradas em vão.

Para Thiago Stivaletti, da equipe da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o cinema tem uma grande ligação com a mudança dele para São Paulo, em 1997. Dentre as lembranças de que mais gosta, estão o filme Trainspotting e uma cópia de Além da Imaginação adquirida pelo dono do Belas Artes, André Sturm.

— A localização do cinema é muito importante, bem na Paulista com a Consolação. Era horrível passar por ali e ver aquele pedaço desativado.

O cinéfilo Fabio Massari comemora a oportunidade ter frequentado cinemas de rua como o Cine Comodoro, o Esmeralda e o Gemini.

— O Belas Artes sempre fez parte desse cardápio legal que a cidade oferecia nos tempos pré-megasalas. Vi muita coisa ali, sempre considerando o prazer de andar por aquela regiao da cidade — as salas tinham essa identificacao com o pedaço — a passagem subterranea, os bares e botecos e pizzarias clássicas.

O Cine Caixa Belas Artes reabre neste sábado, às 16h, com a exibição de filmes clássicos e de pré-estreias. Excepcionalmente neste fim de semana, os ingressos terão o preço único de R$ 5.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.