Bilhete Único volta a apresentar falhas na tarde desta quinta-feira
De manhã, passageiros enfrentaram estações lotadas e longas filas por causa do problema
São Paulo|Bárbara Garcia, do R7

As estações do Metrô de São Paulo voltaram a apresentar falha na leitura do Bilhete Único, na tarde desta quinta-feira (24). A companhia afirmou que ainda não sabe exatamente quais estações são afetadas e nem a causa do problema. De acordo com a SPTrans, a leitura do bilhete nos ônibus funciona normalmente.
Segundo informações de usuários, ao tentar passar o cartão, a catraca indica "erro" ou "saldo insuficiente". Para evitar filas, os fiscais do Metrô estão liberando a passagem das pessoas que enfrentam o problema. Uma usuária da linha 3-Vermelha, que quis se identificar apenas como Glaucia, de 23 anos, afirmou que tinha cerca de R$ 100 no cartão e foi bloqueada na catraca da estação Belém, nesta manhã.
— Tive problema na estação Belém do Metrô por volta das 6h10. Eles passaram o Bilhete Único deles e agora [às 17h] meu bilhete continua sem saldo.
Ela também contou ao R7 que o ônibus que pegou de manhã também apresentou problemas, porém os funcionários liberaram a entrada.
Outro contratempo enfrentado pelos passageiros foi a invalidação do ticket de papel, como aconteceu com Antonio Oliveira, de 51 anos, comerciante. Ao tentar entrar na estação Saúde de Metrô o ticket foi recusado. Contudo, conseguiu usar o transporte com a troca do bilhete.
Leia mais notícias de São Paulo
Pela manhã, a mesma falha prejudicou a operação do metrô. O problema começou às 4h40, no início da operação comercial, e afetou algumas estações das linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 5-Lilás. Por volta das 7h, o sistema entrou em processo de normalização gradativa.
De acordo com a SPTrans, os bilhetes que apresentaram problemas foram cancelados, em função de uma falha nos validadores. Os cartões que não forem mais aceitos podem ser trocados por novos, nos postos da SPTrans, gratuitamente. Aqueles que apresentavam a mensagem de saldo insuficiente terão os mesmos créditos de antes da falha devolvidos.














