Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bloqueio de agentes penitenciários grevistas pode superlotar carceragens

De acordo com sindicato da categoria, 114 das 163 unidades prisionais de SP estão paradas

São Paulo|

Os grevistas do sistema penitenciário paulista impediram nos dois últimos dias a entrada de centenas de presos nos CDs (Centros de Detenção Provisória) do interior do Estado de São Paulo. O bloqueio poderá causar nos próximos dias a superlotação das carceragens das cadeias públicas, como as das regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, que começam a ficar lotadas.

Em resposta a ação dos grevistas, paralisados desde domingo (19), a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) está abrindo sindicâncias para punir os grevistas e mandando avisos aos diretores de presídio de que colocará a Tropa de Choque para obrigar as unidades a receber os presos, informou o presidente do Sindasp (Sindicato dos Agentes em Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), Daniel Grandolfo.

De acordo com o Sindasp, 114 das 163 unidades prisionais do Estado, com 24,5 mil funcionários, estão paradas. Segundo a SAP, apenas 29 unidades aderiram à greve.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Além de negar o recebimento de presos de plantões e cadeias públicas, as unidades em greve continuam impedindo que advogados entrem para ver os presos. Preocupadas com a situação, as subseções da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), como a de São José do Rio Preto, estão pedindo à seccional da entidade em São Paulo para que faça gestão junto ao Governo do Estado para abrir negociação com os agentes.

Segundo a assessoria da SAP, os processos administrativos abertos em 2014 — uma das reivindicações dos sindicalistas é o arquivamento desses processos contra 32 agentes — não serão arquivados e que a abertura de novos processos para a greve de 2015 somente deverá ser decidida após o fim do movimento. A assessoria da SAP não conseguiu informar sobre o pedido de abertura de negociação feito pela OAB.

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.