Logo R7.com
RecordPlus

Cenipa vai investigar causa da queda do hidroavião que matou dois idosos em Bragança Paulista

Sargento responsável pela operação disse que ainda não há informações sobre o que pode ter causado o acidente

São Paulo|André Carvalho, Nayara Paiva e Rodrigo Balbino, da Agência Record

  • Google News
[embed id="644faaa7cd77c00a7d000007" author="Reprodu%C3%A7%C3%A3o" dimensions="442x241" crop="" description="Hidroavi%C3%A3o%20ficou%20submerso%20ap%C3%B3s%20pouso%20malsucedido" title="Hidroavi%C3%A3o%20ficou%20submerso%20ap%C3%B3s%20pouso%20malsucedido" url="https://img.r7.com/images/cenipa-01052023090037511" namespace="images" image_with_link="false" link_name_image="" target_image="_self" size_amp="442x241" device_type="mobile+desktop"]

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irá investigar as causas do acidente com um hidroavião que caiu e matou dois homens, de 74 e 72 anos, na represa Jaguari, em Bragança Paulista (SP), na tarde de domingo (30).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

Agentes do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) foram acionados logo após o acidente para iniciar a investigação.


De acordo com o Corpo de Bombeiros, um hidroavião decolou às 13h49 com dois passageiros, sendo o piloto Renato Fernandes De Oliveira Junior, de 72 anos, e Horacio Morales, de 74. O destino não foi informado.

Ainda por motivos a serem esclarecidos, foi necessária a realização de um pouso forçado, contudo a manobra foi malsucedida e a aeronave afundou assim que impactou na água, na represa Jaguari, na estrada municipal José Vaccari, no bairro Água Comprida, por volta das 14h08, próximo a um condomínio de luxo.


Imagens mostram o momento em que a aeronave — prefixo PPNIK — está descendo em posição plana, mas ao atingir a água capota e fica virada de cabeça para baixo.

Os idosos ficaram presos na cabine e vieram a falecer. Ainda não é possível afirmar se as vítimas morreram durante a queda ou afogadas. Com a dificuldade para virar a aeronave, os bombeiros da cidade tiveram que aguardar uma equipe de mergulhadores chegar da cidade de Atibaia com os equipamentos necessários.


Afinal, não conseguiram desvirar a aeronave, e os mergulhadores precisaram cortar os cintos dos ocupantes para retirá-los do hidroavião. A morte dos ocupantes foi constatada ainda no local.

De acordo com a corporação, não há mais vítimas nesse acidente.

O sargento responsável pela operação disse que ainda não há informações sobre o que pode ter causado a queda, e que testemunhas que estavam próximas à represa contaram ter visto a aeronave fazer a mesma manobra momentos antes.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.