Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chuvas em SP: sobe para 20 número de mortos

Ao menos cinco pessoas continuam desaparecidas na Grande SP, segundo os Bombeiros

São Paulo|Do R7*

A região de Mairiporã registrou deslizamentos de terra
A região de Mairiporã registrou deslizamentos de terra A região de Mairiporã registrou deslizamentos de terra

Sobe para 20 o número de mortos em São Paulo por causa das fortes chuvas que atingiram o Estado desde a tarde de quinta-feira (10). O Corpo de Bombeiros confirmou o número às 7h30 deste sábado (12). Cinco pessoas ainda permanecem desaparecidas na Grande São Paulo.

Segundo a corporação, as buscas estão centralizadas em Mairiporã. A vigésima vítima estava atravessando um ponto de alagamento quando afundou na estrada do Governo, bairro Rio Abaixo, em Franco da Rocha. 

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil especificou, em nota, os principais danos causados pela chuva. Em Mairiporã, escorregamento de terra atingiu residências, no bairro Parque Náutico, causando desabamento parcial dos imóveis. Em razão disso, até o momento, morreram cinco pessoas e sete foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros, que permanece na busca de possíveis vítimas soterradas.

No município de Francisco Morato, no Jardim Silvia, houve escorregamentos de terra, que mataram oito pessoas, deixando ainda oito pessoas feridas. Já em Guarulhos, uma pessoa morreu, arrastada pelas enxurradas. Outra pessoa foi arrastada pela enxurrada no município de Cajamar. Em Itapevi, duas pessoas foram atingidas por deslizamento de encosta, sendo socorridas ao hospital da região, onde faleceram. No município de Franco da Rocha, na madrugada deste sábado houve a vigésima morte. Um homem morreu afogado ao tentar atravessar a inundação, no bairro Rio Abaixo. As águas do Rio Juquiri e do Ribeirão Euzébio, que inundaram o centro da cidade e os bairros Vila Bela, Vila Elisa, Paradinha, Nossa Senhora Aparecida, Vila Belmiro, Lago Azul, Pretória, Parque Vitória, Vila Bagu e Jardim União, já baixaram. Na capital paulista quatro pessoas ficaram feridas após o desabamento de uma casa no bairro Jardim Ângela. No interior de São Paulo, em Itatiba, duas pessoas morreram vítimas de inundação. Em Itupeva, as águas que atingiram os bairros Jardim das Hortênsias, Vila São João, Jardim Alegria e Bairro da Nina, já voltaram à normalidade.

Publicidade

Rio transborda e alaga ruas na região de Campinas

Veja os estragos causados pelo temporal histórico que atingiu a Grande SP

Publicidade

Chuva recorde

As chuvas que atingiram a capital paulista fizeram os rios Tietê e Pinheiros transbordarem pela primeira vez depois de mais de dez anos. Segundo a prefeitura, houve transbordamento durante a madrugada de sexta-feira (11) na altura da ponte Presidente Dutra, ponte do Limão, Barragem Móvel e ponte Cidade Universitária.

Publicidade

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), o último registro de alagamentos nessa proporção havia sido em maio de 2005. À época, a chuva também aconteceu durante a tarde, madrugada e manhã seguinte.

O rio Pinheiros também transbordou na altura do Cebolão e da ponte dos Remédios — afetando o Ceagesp, que alagou. Três córregos também registraram extravasamento: Perus, na zona norte, Lajeado, na zona leste, e Morro do S, na zona sul.

*Com informações da Agência Estado

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.