Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ciclovia do Minhocão é inaugurada neste domingo

Trecho de 5 km liga praça Roosevelt à estação Barra Funda; faixa foi alvo de polêmica

São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo

Em dia dos pais, Haddad chegou acompanhado do filho Frederico
Em dia dos pais, Haddad chegou acompanhado do filho Frederico Em dia dos pais, Haddad chegou acompanhado do filho Frederico

A ciclovia do Minhocão será inaugurada a partir das 10h deste domingo (9), mas virou alvo de polêmica há alguns dias devido a conflitos entre ciclistas, pedestres e passageiros dos ônibus. O trecho de 4,1 km liga a praça Roosevelt ao Terminal Rodoviário da Barra Funda, passando pela rua Amaral Gurgel, avenidas São João, General Olímpio da Silveira e Auro de Moura Andrade.

Vestindo camisa polo e calça jeans, o prefeito chegou na rua Amaral Gurgel, onde ciclistas o esperavam desde antes das 10 horas. Em dia dos pais, ele apareceu acompanhado do filho Frederico Haddad e dava poucos sinais de que iria montar em uma bicicleta.

No local, Haddad encontrou um grupo de moradores que, com cartazes e faixas, pediam o fim do Minhocão, alegando sofrer transtornos por causa da poluição e do barulho do trânsito.

— Essa iniciativas são importantes para chamar atenção para o debate.

Publicidade

Os manifestantes também entregaram uma carta pedindo ao prefeito que "tenha compaixão dos mais de 230 moradores-eleitores".

Haddad pedala em ciclovia inaugurada neste domingo

Publicidade

Ciclovia

No trecho de 3,5 km embaixo do Minhocão, há seis pontos de paradas, 31 pilastras e diversas bifurcações nas vias vermelhas que colocam uma bicicleta de frente para outra ou apontadas diretamente para os passageiros nos pontos de ônibus. A maior preocupação dos ciclistas é a possibilidade de bater de frente com outra bicicleta que venha no sentido contrário.

Publicidade

O diretor da Ciclocidade (Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo), Daniel Guth, disse que, após a inauguração oficial da ciclovia, a entidade vai avaliar o local, fazer um levantamento técnico e, caso seja necessário, entregará um relatório para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontando os erros e sugerindo mudanças.

Leia mais notícias de São Paulo

As obras foram iniciadas em janeiro e o valor do contrato para execução dos serviços de adequação geométrica é de R$ 7.678.771,70. A nova ciclovia liga a , atendo ao Centro e aos bairros de Santa Cecília, Vila Buarque e Barra Funda, conectando-se ciclovias existentes na Rua Frederico Abranches, Largo do Arouche, Alameda Nothmann e Rua Doutor Albuquerque Lins.

A ciclovia tem ligação entre dois polos de atração que possuem bicicletários: praça Roosevelt e Memorial da América Latina. Além disso, conecta-se também com outros modais de transporte, como o Terminal de Ônibus Amaral Gurgel, que também possui bicicletário, o metrô Marechal Deodoro e Terminal Barra Funda (ônibus e metrô).

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, para implantação do trecho da rua Doutor Frederico Steidel, a via, que operava com mão dupla de direção, passou a ter mão única, com sentido do largo do Arouche para a avenida São João.

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.