Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com riscos de contaminação, Sabesp reitera que rodízio seria última alternativa

Perdas totais nas redes da Sabesp na região metropolitana de São Paulo estão em 28,9%

São Paulo|

Cantareira completa 20 dias de aumento e chega a 10,8% da capacidade
Cantareira completa 20 dias de aumento e chega a 10,8% da capacidade Cantareira completa 20 dias de aumento e chega a 10,8% da capacidade

O diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, reiterou que a implementação de um rodízio seria a última alternativa da Sabesp, devido aos riscos.

— Os riscos são muito altos, seja de contaminação, seja de rompimento da tubulação, seja de provocar um desconforto na população. Com todo o avanço que tivemos, de tecnologia e melhoria nas nossas redes, achamos melhor fazer a redução de pressão do que implantar o rodízio.

A afirmação foi feita durante depoimento na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara Municipal.

— Se nós temos tecnologia, se a população está cooperando, nós entendemos que rodízio, essa forma de fazer a distribuição de água para a população, seria a última alternativa.

Publicidade

Massato destacou esforços da estatal para redução de perdas nas redes. Segundo ele, as perdas totais nas redes da Sabesp na região metropolitana de São Paulo estão em 28,9%.

— Hoje, a região metropolitana tem índice de perdas compatível com a cidade de Londres e está um pouco abaixo de Paris.

Publicidade

Ele explicou que a Sabesp prioriza a substituição de ramais domiciliares, por serem responsáveis por 92% das perdas de água.

— "Estamos trocando onde deve ser trocado, mais de 200 mil ramais por ano", afirmou. "Uma boa parte das nossas tubulações é antiga, mas o mundo também não trocou tubulações. É importante que se aumente a quantidade de troca de rede, mas tem que ser com muito critério".

Publicidade

Massato apresentou ainda dados preliminares da redução de consumo em fevereiro e mostrou que 81% da população aderiu ao programa de bônus e reduziu o consumo, enquanto 19% continuam a consumir acima da média de 2013.

— A comunicação foi feita, a população entendeu e aderiu ao programa de redução de consumo.

Leia mais notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.