Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Contra repressão policial, cartunista americano cede ilustrações para MPL

Imagens de Robert Crumb devem ser usadas pelo movimento nos próximos atos

São Paulo|Giorgia Cavicchioli, do R7

Ilustração inédita foi enviada para o MPL
Ilustração inédita foi enviada para o MPL Ilustração inédita foi enviada para o MPL

O MPL (Movimento Passe Livre) recebeu dois desenhos feitos pelo cartunista Robert Crumb. O americano ficou conhecido por fazer sátiras contra problemas sociais como o racismo, omissão e violência policial. As ilustrações vão ser usadas pelo movimento nos próximos atos, em faixas e cartazes.

O contato do movimento com o cartunista aconteceu por meio do editor Rogério de Campos, responsável pelo recém-lançado livro Viva a Revolução no Brasil. A obra é uma coletânea de quadrinhos feitos por Crumb há décadas atrás.

Campos conta que já tinha tido contato com a luta do MPL em 2013, quando aconteceram os atos contra o aumento da passagem que, na época, era R$ 3,20. A editora Veneta, que publicou o recente livro de Crumb, já tinha publicado uma obra sobre as manifestações de três anos atrás.

O editor conta que, neste ano, quando teve “o espetáculo de violência policial contra os manifestantes”, ele fez um post com um desenho de Crump da década de 1960.

Publicidade

— Era uma menção à violência. Aí tive um contato com o pessoal ligado ao MPL. Eles ficaram interessados na imagem e entrei em contato com ele. Falei a história do grupo e passei os links sobre os protestos. Ele adorou colaborar. Tanto que mandou um desenho inédito para o pessoal.

Campos diz que o cartunista aparece, em suas obras, como um “comentarista social” e que ele é “um cara que sempre colocou muito a realidade nos quadrinhos”. Por conta disso, aconteceu uma identificação imediata com o movimento brasileiro.

Publicidade

— Da maneira dele, ele acabou se envolvendo com movimentos sociais. No caso brasileiro, é uma coisa muito impressionante. Porque a gente vê que é um nível de violência que a gente achava que era uma coisa muito do passado.

O editor diz que os participantes do movimento “estão bem contentes” com as ilustrações que foram cedidas pelo americano e que “falaram que vão usar”.

Publicidade

— É muito legal porque ele é talvez um grande artista em atividade. Tem grandes nomes, mas ele é um grande nome que continua produzindo. Nem eu imaginava que ia dar tanta repercussão.

Contato entre cartunista e MPL começou por conta desta imagem
Contato entre cartunista e MPL começou por conta desta imagem Contato entre cartunista e MPL começou por conta desta imagem

A maioria dos membros do MPL é composta por jovens. O fato de eles terem conhecimento da obra do cartunista de 70 anos traz alegria para Campos.

— É um reconhecimento dos mais jovens. Ele continua tendo esse diálogo [com os movimentos sociais]. As pessoas sabem dele. Isso é muito legal. Através dele, também tem um certo link com diversos momentos dessa luta de juventude.

Nesta quinta-feira (21), acontece o quinto grande ato contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo. A manifestação foi convocada pelo MPL e vai começar às 17h no Terminal Parque Dom Pedro II, região central da cidade.

Mais cedo, mulheres ligadas ao movimento fizeram uma manifestação nesta quinta-feira (21). O ato bloqueou duas faixas da avenida 9 de Julho, altura da rua Delegado Everton, na Bela Vista, centro de São Paulo. O protesto começou às 7h45, no ponto de ônibus Parada INSS, na mesma avenida.

Ilustração de Robert Crumb está na capa do livro Viva a Revolução, publicada no Brasil pela editora Veneta
Ilustração de Robert Crumb está na capa do livro Viva a Revolução, publicada no Brasil pela editora Veneta Ilustração de Robert Crumb está na capa do livro Viva a Revolução, publicada no Brasil pela editora Veneta

Ato contra aumento da tarifa em SP tem forte presença da polícia em SP

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.