Copa do Mundo traz fama internacional à Vila Madalena
Para setor de turismo, bairro será lembrado pelo espírito de confraternização e clima de festa
São Paulo|Guilherme Lima, do R7
Um bairro boêmio da zona oeste de São Paulo ficou famoso internacionalmente graças à Copa do Mundo. A invasão de milhares de torcedores à Vila Madalena tomou proporção imprevista e, de uma maneira geral, positiva em todo o mundo. Os principais veículos de comunicação repercutiram as comemorações nas ruas e bares da região. A rede britânica BBC acompanhou diversos jogos direto da região e destacou a “real atmosfera de festa”.
O ponto de confraternização não oficial da Fifa foi recomendado por blogs estrangeiros e bem avaliados pela imprensa mundial. Para o Los Angeles Times, dos Estados Unidos, a Vila Madalena se compara com a Venice Beach, uma das praias mais procuradas para quem quer curtir festas e azaração. O jornal Irish Times, de terras irlandesas populares pela cerveja preta, whisky e população boa de copo, não deixou passar em branco e escreveu sobre as bebidas e a multidão nas ruas boêmias do bairro paulista.
Por outro lado, a imprensa internacional também repercutiu pontos negativos, como a briga entre torcedores brasileiros e argentinos na Vila Madalena e o despreparo da Polícia Militar na ação de dispersão dos argentinos na noite do jogo contra a Suíça.
Para o presidente da ABAV-SP (Associação Brasileira de Viagens de São Paulo), Constantino Karacostas, o bairro será lembrado pela boemia e encontro de torcidas adversárias com espírito esportivo e clima de festa.
— O legado que fica para a Vila Madalena e para o Brasil como um todo é a forma como o brasileiro recebeu todas as pessoas de outras nacionalidades. O calor humano encanta os estrangeiros e com certeza a grande maioria voltará em outras oportunidades.
Porém há coisas que precisam ser melhoradas para os próximos eventos, segundo Constantino Karacostas.
— O sucesso do bairro foi uma surpresa muito positiva, mas é preciso tomar como lição de casa a melhoria no atendimento e qualidade dos serviços oferecidos. Sinto que faltaram sanitários suficientes para àqueles que foram à Vila Madalena e o policiamento teve falhas, e isso foi amplamente divulgado o consumo e tráfico de drogas na região.
A prefeitura de São Paulo também considerou surpreendente a enorme procura pela Vila Madalena. No dia do jogo Brasil e Colômbia (4), cerca de 70 mil pessoas passaram pelo bairro – recorde de público. As medidas de melhoria estrutural e de segurança foram tomadas durante os dias de partidas.