Logo R7.com
RecordPlus

Faixa exclusiva economiza 38 minutos por dia, diz Haddad

Meta da prefeitura é chegar a 300 km de vias para ônibus até o fim deste ano

São Paulo|Do R7

  • Google News
Faixas exclusivas diminuem tempo dos passageiros no trânsito
Faixas exclusivas diminuem tempo dos passageiros no trânsito Daia Oliver

Estudo da Prefeitura de São Paulo mostra que as faixas exclusivas de ônibus fazem com que o paulistano que utiliza o transporte público economize 38 minutos por dia. A informação foi dada pelo prefeito Fernando Haddad na manhã desta sexta-feira (20), em evento na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

— Estamos devolvendo para o cidadão o que ele tem de mais precioso, que é o tempo.


O estudo sobre o impacto das faixas no trânsito será apresentado pela Secretaria Municipal de Transportes. A meta da prefeitura é chegar a 300 km de vias exclusivas para o transporte coletivo até o fim deste ano.

Faixas exclusivas para ônibus têm apoio de 93% dos paulistanos, diz Ibope


Expansão das faixas exclusivas de ônibus é elogiada por especialistas em trânsito: “Esperamos 40 anos por isso”

Rodízio


O rodízio de trânsito pode ser ampliado no ano que vem em São Paulo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (20) pelo secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, ao revelar o impacto das faixas de ônibus no dia a dia dos passageiros. No início de janeiro, a prefeitura publicará um estudo que mostra que mais 240 km de vias estão aptos a receber a restrição à circulação de automóveis, que hoje vigora apenas no centro expandido da capital.

— Você tem várias alternativas, a que melhor conseguiu dar um conforto para o usuário do carro e melhorou a mobilidade é ampliar o rodízio nas principais avenidas da cidade.


As avenidas que devem receber o rodízio estão fora da região central, como Radial Leste, Engenheiro Luiz Carlos Berrini, Raimundo Pereira de Magalhães e Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

Leia mais notícias de São Paulo

Com a medida, a Secretaria Municipal dos Transportes prevê um aumento da velocidade do trânsito de 20%. A restrição manterá o padrão atual — a cada dia, dois números finais de placa ficam privados de circular nos horários de pico da manhã e da tarde. Não há intenção de aumentar o tempo do rodízio, afirmou Tatto.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.