Fim de tarde de chuva forte alaga ruas e causa transtornos na capital paulista
Às 17h50, toda a cidade foi colocada em estado de atenção para risco de alagamentos
São Paulo|Do R7

A forte chuva que chegou à capital paulista e à região metropolitana no fim da tarde desta quinta-feira (14) fez com que o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) decretasse estado de atenção para o risco de alagamentos em toda a cidade de São Paulo. Mais de 40 ruas alagaram, o aeroporto de Congonhas ficou fechado por quase uma hora e a circulação de trens no ABC precisou ser interompida por causa de água nos trilhos.
A primeira região a entrar em atenção foi a zona leste, às 16h40. Uma hora depois, toda a cidade já era atingida pelo temporal. Segundo os meteorologistas, a chuva foi rápida, porém, mais intensa na zona oeste.
O Corpo de Bombeiros informou que pouco antes das 18h havia recebido chamados informando sobre pessoas ilhadas nas regiões do Butantã, Pinheiros, Perdizes, Morumbi, Lapa, em alguns bairros da zona leste e em cidades do ABC.
Leia mais notícias de São Paulo
Trânsito
A CET registrava 47 pontos de alagamento em ruas da capital. A avenida Itaquera ,na zona leste, tinha três locais intransitáveis. Na zona oeste, a praça Marrey Júnior também tinha água, assim como a avenida Eusébio Matoso e Pedroso de Morais, a rua Clélia, a rua Alvarenga e a rua Henrique Schaumann.
Veja outras ruas bloqueadas por causa da água.
Rosana Hermann: Veja fotos da chuva
Na zona sul, a marginal Pinheiros e a 23 de Maio também alagaram. No centro, a avenida 9 de Julho e a rua Manoel Dutra, tinham água nas pistas.
Os túneis do Anhangabaú, no centro, Max Feffer, no Itaim Bibi, e Fernando Vieira de Melo, em Pinheiros, foram interditados pela CET.
Ao menos 36 semáforos pararam de funcionar por causa do temporal em toda a cidade. Em alguns pontos, agentes de trânsito orientavam os motoristas.
Transportes
A chuva chegou a alagar os trilhos da linha 10 – Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) por volta das 17h50. A circulação foi interrompida entre as estações Utinga e Prefeito Saladino. Ônibus emergenciais foram acionados, mas pouco tempo depois os trens já voltaram a operar.
Na linha 11 – Coral, Às 17h30, os raios fizeram com que os trens circulassem com maior intervalo de tempo. A situação foi normalizada cerca de uma hora depois.
As linhas 1 – Azul, 2 – Verde, 3 - Vermelha e 5 – Lilás operavam com velocidade reduzida em alguns trechos.
Aeroportos
O aeroporto de Congonhas, na zona sul, fechou para pousos e decolagens às 17h48. As operações foram retomadas quase uma hora depois, às 18h40. Quatro pousos foram alternados para outros aeroportos.
Em Guarulhos, na região metropolitana, o aeroporto internacional de São Paulo estava aberto e operava por instrumentos.















