Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funcionário de bar vítima de injúria racial será indenizado por cliente em R$ 15 mil

Homem o chamou de 'macaco', 'lixo', disse que 'deveria estar comendo banana' e que faria com que a vítima perdesse o emprego

São Paulo|Do R7

Votação no julgamento foi unânime
Votação no julgamento foi unânime Votação no julgamento foi unânime

A Justiça de São Paulo condenou, em decisão unânime, um homem a pagar indenização de R$ 15 mil por injúria racial ao funcionário de um bar que ele ofendeu.

Segundo a investigação, o caso ocorreu na saída do estabelecimento. Ao notar que o cliente deixava o bar sem apresentar a comanda paga, o funcionário o orientou a voltar ao caixa. Exaltado, o homem foi impedido de sair e o ofendeu.

O réu o chamou, entre outras palavras, de “macaco”, “lixo” e afirmou que “deveria estar comendo banana”, além de dizer que faria com que a vítima perdesse o emprego.

Relator do recurso, o desembargador Andrade Neto considerou que as testemunhas do réu apresentaram relatos superficiais, além de não terem negado a discussão nem os xingamentos.

Publicidade

“Reputo que a prova oral produzida demonstrou de forma satisfatória a prática de conduta antinormativa por parte do réu”, disse Neto. Os termos empregados, apontou, tinham nítido caráter ofensivo e discriminatório.

O desembargador ponderou também que foi evidente o abalo moral experimentado por Jailton, a vítima, “em virtude da humilhação e do constrangimento que sofreu em local público”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.