Futuro de prédio incendiado depende de laudo do IPT, diz Memorial
Laudo dos engenheiros vai embasar laudo sobre quais intervenções serão feitas no auditório
São Paulo|Do R7
Engenheiros do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) deverão fazer, nesta terça-feira (3), uma vistoria inicial no prédio do auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, que foi atingido por um incêndio na última sexta-feira (30), na zona oeste da capital paulista. O objetivo é definir quais tipos de intervenções deverão ser feitas. Nesta segunda-feira (2), o coordenador da Defesa Civil, Jair Paca de Lima, afirmou que o fogo não afetou a parte estrutural do edifício.
A assessoria de imprensa do Memorial divulgou hoje cópia de documentos que comprovam que o auditório estava em condições legais de uso. O auto de vistoria do Corpo de Bombeiros estava dentro do prazo de validade — até o dia 13 deste mês. Um ofício emitido pelo Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis), emitido em 16 de maio deste ano, atesta que todas as exigências para o funcionamento do edifício foram atendidas.
O auditório foi interditado pela Defesa Civil por tempo indeterminado, no último sábado (1º). O 23º Distrito Policial (Perdizes) investiga o incêndio. O delegado Marco Aurélio Batista afirmou que já instaurou inquérito e deverá começar a ouvir as primeiras testemunhas entre terça-feira (3) e quarta. Segundo ele, serão pessoas ligadas à administração do Memorial.
Quatro bombeiros envolvidos no combate ao incêndio permanecem internados em estado grave no Hospital das Clínicas. Outro membro da corporação tem o quadro de saúde estável, mas sem previsão de alta.